Imagine o quanto você poderia impactar seu público, ao saber quais as melhores maneiras de decorar uma vitrine de roupas femininas?
Sabemos que as pessoas são essencialmente, estimuladas pelo aspecto visual. A imagem é capaz de motivá-las a tomar determinadas ações. Sabe aquela história de que muitas vezes, nos alimentamos com “os olhos”, ao vermos uma bela apresentação de um prato bem produzido?
Seja um doce especial, seja uma comida diferenciada, ao observamos a apresentação destes alimentos, temos na hora o desejo de saboreá-lo, não é mesmo?
Em uma livre comparação, assim também podemos nos referir à vitrine de uma loja de roupas femininas e sua respectiva decoração.
Uma vitrine montada de qualquer forma, sem os elementos certos, e com uma apresentação ruim, não será capaz de chamar a atenção de suas clientes. Ou seja, ninguém quer entrar em uma loja com a vitrine descuidada, pois na mente da cliente, as roupas e produtos ali são associados a produtos de má qualidade.
Percebeu a importância da vitrine, o cartão de visita de sua loja? Eu tenho certeza de que você já está ansiosa aí do outro lado, querendo saber exatamente como decorar uma vitrine de roupas femininas, não é mesmo?
Então se prepare que a equipe da Skenn reuniu neste artigo, tudo o que você precisa saber para decorar sua vitrine e impressionar suas clientes. Confira a seguir!
Como decorar vitrine de loja de roupas?
Se você é revendedora de roupas femininas, sabe que muito embora o mercado da moda seja um dos mais intensos, relevantes e produtivos, é também um dos mais disputados e concorridos.
Você precisa se diferenciar e oferecer algo além do que suas concorrentes para ganhar destaque no coração das consumidoras.
E pode acreditar, ao investir na vitrine da loja, você de forma subjetiva, demonstrará às clientes que ali é um lugar onde elas são bem-vindas. Elas se sentirão atraídas e muito mais propensas a entrar e adquirir as peças que você vende.
Talvez você pense: “Minha loja está mal localizada, por isso ninguém entra ou vem até ela”. Mas, será mesmo?
Mesmo em lojas de bairro mais afastados, você sempre pode incrementar o ambiente e aquecer suas vendas.
E pode acreditar, muitas vezes as pessoas não comparecem ao seu comércio, exatamente pelo fato da vitrine não encantá-las.
Investindo na decoração da vitrine você poderá mudar este cenário, e finalmente aumentar o fluxo de clientes na loja.
Encare essa tarefa como uma missão que será capaz de alavancar sua loja. Se você trabalhar com a decoração de vitrine de forma assertiva, certamente conseguirá despertar nas pessoas, a vontade de entrar no estabelecimento e conhecer de perto as roupas femininas que você está revendendo.
E o primeiro passo para decorar sua vitrine é o seguinte:
- Você tem que conhecer a fundo o perfil das clientes
Antes de mais nada, identifique as características de suas clientes e clientes em potencial, como:
- Faixa etária;
- Formação;
- Poder aquisitivo;
- Estilo de vida.
Com estas informações, você poderá planejar melhor tanto a montagem quanto a decoração da vitrine. Afinal, você poderá identificar temas que estão relacionados ao gosto do seu público.
Seguindo a linha do primeiro passo acima, é preciso se colocar no lugar do seu público. Pense, “E se fosse eu a consumidora?”.
Um exercício muito utilizado em treinamentos de vendas e marketing para lojistas do segmento têxtil, para identificar se a vitrine da loja está bem estruturada e decorada, consiste no seguinte:
- Vá para fora de sua loja;
- Caminhe até ela;
- Observe a vitrine;
- Reflita se, caso você não conhecesse a loja, se a vitrine lhe causaria alguma emoção positiva ou despertaria a atenção;
- Observe as demais pessoas que passam pela frente da loja;
- Repare no olhar delas.
No caso delas se impactarem pela vitrine e demorarem com o s olhos em algum ponto específico, tenha em mente que é naquela altura onde elas olham que você deve caprichar ainda mais.
- Use os 5 sentidos e capte a atenção de suas clientes
Ao decorar a vitrine, não importa se sua loja é pequena ou grande, você deve usar e abusar da criatividade. No entanto, há ainda outras estratégias importantes.
Usar os 5 sentidos, por exemplo, costuma causar efeitos incríveis no público. Mas, como usar os 5 sentidos na decoração da vitrine da loja de roupas femininas?
Bom, antes de mais nada, tenha em sua mente que você não deve se prender apenas no aspecto visual. Claro, ele é extremamente importante, mas ele deve ser trabalhado junto com os demais sentidos. Por exemplo:
- Audição: use uma trilha sonora ambiente que esteja alinhada aos seu público;
- Tato: permita que as clientes possam tocar as peças, sentir a textura dos tecidos;
- Olfato: use essências e aromas que sejam capazes de estimular as clientes a permanecerem mais tempo no local. Lembre-se: o cheiro ativa o centros no cérebro que controlam as emoções. Ofereça experiências multissensoriais e veja como é possível revolucionar a forma pela qual as clientes enxergam sua loja e vitrine;
- Visão: jogue com as cores, aposte no poder do contraste dos produtos na vitrine. Capriche na iluminação, faça testes prévios antes de apostar em determinados tipos de luzes.
Decoração da vitrine de roupas femininas: faça combinações certeiras
Quem atua no ramo de roupas femininas sabe que uma das frases mais ouvidas é: “Será que essa roupa combina com acessório “x”?”
Uma forma de ao mesmo tempo, criar uma decoração estilosa em sua vitrine e ainda facilitar a vida da cliente é montar looks completos, com as combinações em perfeita harmonia.
Ela bate o olho e sabe como vai ficar, simples assim!
Aproveite e aposte na famosa e poderosa regra de 3 na montagem e decoração de vitrines de lojas de roupas femininas.
Não sabe como ela funciona?
O pessoal do blog “Meu Crediário” deu uma das melhores definições que já encontramos, veja:
“Ao organizar a vitrine você pode agrupar as mercadorias em lotes de três peças, ou seja, quando montar sua exposição, agrupe três peças de um mesmo item lado a lado, em vez de expor apenas uma peça.
Se você estiver fazendo a decoração de vitrine pela altura, coloque um produto mais abaixo, um no meio e um no alto. Essa disposição chama mais atenção porque nossos olhos estão acostumados a se mover e procurar elementos ao redor, buscando simetria no que observamos.”
Fonte: LINK
Faça decorações temáticas
Lembra que falamos sobre conhecer seu público e trabalhar com temas que suas clientes gostam?
Então, invista na decoração temática. Além dos temas relacionados com o público, fique sempre de olho nos eventos festivos, datas comemorativas, troca de coleção devido a estação do ano (primavera, verão, outono, inverno).
Use elementos que enriqueçam o tema. Monte sua vitrine com promoções relacionadas ao dias dos namorados, dia da mães, mesmo que tais datas sejam consideradas “lugar comum”.
Afinal, por mais que todas as lojas façam, você, conhecendo seu público e tendo seu próprio estilo, pode criar algo diferenciado, mesmo em algo incomum com todos os demais negócios.
Aproveite e aposte também em vitrines temáticas para datas menos “badaladas”, isso poderá atrair fortemente a atenção das pessoas, por ser algo diferente e inusitado.
Dia do amigo e dia da saudade, são algumas das inúmeras possibilidades.
Não descuide da harmonia
Para acertar, você não precisa exatamente contratar uma decoradora de vitrines.
Parta de um princípio básico: jamais deixe de lado o bom senso e nunca descuide da harmonia.
Nada de exageros, invista em uma vitrine bem organizada, bem clean, funcional, sem excesso de enfeites e adereços, certo?
Caso contrário, você peca pelo excesso e passará a mensagem para o público que sua loja é desorganizada. Planeje a posição de cada peça de roupa, de cada elemento decorativo. Faça testes, troque a decoração da vitrine de tempos em tempos e depois colha os frutos de um trabalho bem executado.
Para encerrar, deixamos mais uma dica incrível. Acesse no link a seguir, o post especial onde mostramos o que você deve fazer para montar uma vitrine de verão.
Clique aqui e sucesso em suas vendas!