O preço do sucesso é o trabalho árduo, a dedicação ao trabalho em questão e a determinação de que, se vencermos ou perdermos, aplicamos o melhor de nós mesmos à tarefa em questão. (Vince Lombardi)
Você é uma empreendedora do segmento de roupas femininas? Ou ainda, cogita a ideia de montar uma loja e comprar determinados itens de moda feminina para revender?
Sabemos que um dos fatores mais importantes para que seu negócio dê certo, diz respeito a administração do empreendimento. Você sabe como gerenciar uma loja?
Tal expertise está dentre os primeiros desafios que surgem na trajetória de grandes e pequenas empresárias, em especial quando se trata da revenda de roupas femininas.
Afinal, se por um lado esse campo de negócios é altamente produtivo e escalável, revelando crescimento constante e grandes oportunidades, por outro ele traz também uma concorrência forte.
Para se destacar e sair na frente da concorrência, é fundamental que você faça um bom planejamento e coloque suas habilidades administrativas em jogo.
É preciso gerenciar tantos os procedimentos internos da loja, assim como administrar as vendas e realizar uma ótima gestão de pessoas.
Sendo assim, quais são as ações necessárias para que a gestora seja bem-sucedida nessa tarefa? Como gerenciar uma loja de roupas femininas?
Nós da Skenn preparamos o conteúdo de hoje exatamente para dar uma direção ao seu negócio, lhe ajudando a obter sucesso em sua loja.
Neste post, iremos abordar alguns tópicos relevantes ao tema, como você pode observar a seguir:
- Estabeleça um planejamento
- Divulgue sua loja
- Contrate as pessoas certas e motive suas funcionárias
- Faça o controle e fluxo de estoque
- Separe finanças pessoais e empresariais
- Otimize a relação com fornecedores
- Ofereça sempre novidades às suas clientes
- Ofereça um atendimento personalizado
- Identifique o momento certo de fazer promoções e liquidações
Confira tudo isso e muito mais a seguir e veja como é possível executar uma boa administração e gestão de sua loja de roupas femininas!
Estabeleça um planejamento
Podemos dizer que o planejamento é o ponto de partida para todo tipo de negócio.
Não se trata apenas de vender e arrecadar mais dinheiro do que se gasta. Antes de mais nada, é essencial ter em mente onde você pretende chegar com sua loja e quais são as estradas que te levarão até esse lugar, compreende?
Se você já fez uma busca no Google sobre como gerenciar uma loja, eu tenho certeza de que em outros conteúdos, você já leu sobre a importância de ter um planejamento, não é mesmo?
Ele é fundamental e pode ter as seguintes características, de acordo com suas necessidades:
É o tipo de planejamento que visa curto prazo e diz respeito essencialmente as ações diárias e cada setor da loja. Em pequenas lojas, por exemplo, pode direcionar as ações de cada colaboradora da loja, delegando e dividindo as tarefas.
Ele centraliza medidas de logo prazo, abordando as responsabilidades de cada setor da loja e coordenando as tarefas de cada área de gestão, ou seja, vendas, financeiro, estoque, dentre outros departamentos.
Tido como um plano de ações e estratégias de longo prazo, geralmente mais genérico onde se traça um panorama de 5 até 10 anos aproximadamente.
Em síntese: para saber como gerenciar uma loja, você precisará acima de tudo, traçar metas, ter objetivos bem definidos e partir para ações capazes de levar sua loja a atingir metas e superá-las.
Como gerenciar uma loja: invista na divulgação
Um ponto chave para a gestão de uma loja é saber investir na divulgação do negócio.
Talvez a primeira lição que a empreendedora deve compreender quando falamos sobre a necessidade de divulgar a loja e apostar em ações de marketing é que não se trata de gastos. Na verdade, o marketing é um investimento que você faz em seu negócio. É aquela semente que você planta e que deve esperar determinado tempo para ver os frutos.
Não é preciso um investimento elevado em marketing para ter um retorno expressivo em presença digital, vendas e relacionamento com os clientes.
Um site, mídias sociais, conteúdo bem feito em blog, Instagram, dentre inúmeras estratégias, irão ajudar na divulgação de sua loja.
Contrate as pessoas certas e motive suas funcionárias
Se você considera contatar funcionárias, certifique-se de que irá ter por perto, as pessoas certas. Aquelas que irão te ajudar a tocar o negócio e otimizar a produção e as vendas da loja.
Supondo que você queira contratar uma vendedora para ajudar na loja, tenha em mente que a candidata deve ter um perfil que vá ao encontro do que você precisa e do que o seu público deseja.
Por exemplo, uma vendedora comunicativa, que execute um atendimento dinâmico e também personalizado, e que demonstre ter foco em resultados.
Além disso, jamais deixe de motivar suas funcionárias. Reconheça o bom trabalho realizado, dê premiações e valorize a funcionária sempre que possível.
Faça o controle e fluxo de estoque
Controlar o estoque é uma missão das mais importantes na gestão de uma loja de roupas femininas.
Afinal, ter peças sobrando ou faltando revelam sempre um problema.
Mais do que ter esse equilíbrio, é importante que as peças sejam acomodadas de forma correta e separadas por categorias para o fácil acesso.
Tenha o controle de entrada e saída de roupas sempre atualizado. Conte com o auxílio de um software para facilitar sua gestão de estoque.
Separe finanças pessoais e empresariais
Um erro comum e grave cometido por muitas empreendedoras do ramo de roupas femininas é o de misturar as finanças pessoais com as empresariais.
Não cometa esse erro! Ele é o principal culpado de problemas relacionados à gestão financeira de lojas em geral.
Se você quer fazer uma análise clara e objetiva de suas vendas, saber quanto tem de verba para realizar compras e até mesmo medir o retorno sobre investimentos, separe agora mesmo seus gastos pessoais dos empresariais.
Defina assim um valor de retirada mensal e quite suas contas pessoas de maneira separada da loja, certo?
Atente-se aos indicadores de desempenho (KPIs)
Você sabe o que são os KPIs?
Segundo o portal Score.com:
“Os KPIs são os principais indicadores de desempenho. Eles fornecem informações relevantes sobre os seus negócios. Com essas métricas é possível ter ideia se a sua gestão está indo bem ou não. Eles tanto as métricas financeiras, como as de vendas brutas ou outras áreas da sua loja, como rotatividade de estoque, por exemplo.”
Otimize a relação com fornecedores
Para gerenciar sua loja e atender a demanda de suas clientes, como dissemos, é preciso ter o controle do estoque em dia.
E para o melhor controle de estoque, é importante ter uma boa relação com fornecedores. Uma relação de confiança, pautada acima de tudo, no comprometimento.
Sendo, para que você nunca tenha peças faltando no estoque e que seja capaz de oferecer novidades às suas clientes, tenha uma empresa fornecedora que esteja disposta a te ajudar a crescer.
Otimize a relação com eles, fazendo listas com os melhores fornecedores. Aqueles capazes de atender você de forma ágil e eficaz, que honre entregas e que contribua com o crescimento da sua loja.
Ofereça um atendimento personalizado
Se sua loja tiver uma equipe de vendas, não importa o tamanho, seja ela composta de 2 pessoas ou 20, há um item que você deve levar sempre em conta: qualifique constantemente os profissionais.
Nem que seja apenas você mesma, se qualifique! Faça cursos, treinamentos, tendo como foco, o melhor atendimento possível.
Hoje em dia é muito valorizada a loja que oferece atendimento sob medida, onde a vendedora e/ou lojista atua como uma consultora de moda.
Leve isso em conta como uma das necessidades de sua loja e verá que a gestão dos negócios será fortalecida.
Identifique o momento certo de fazer promoções e liquidações
Para fazer uma promoção em sua loja ou queimar aquele estoque para a chegada das peças da nova estação, não basta querer.
Como em tudo o que se refere aos negócios, é importante planejar antes de simplesmente realizar a promoção.
Antes de mais nada, tenha um calendário sazonal, com datas específicas e que sejam importantes para o comércio.
Feito isso, programe as futuras promoções e eventuais liquidações. Dessa maneira você identifica previamente a melhor data e cria uma campanha assertiva de vendas.
Dê um desconto especial naquelas peças que porventura “encalharam”, para limpar o estoque antigo e dar espaço para o novo. A proximidade da troca de estação é um bom momento para adotar tal estratégia.
Posicione-se da forma coerente
Gerenciar uma loja de roupas femininas também significa saber se posicionar. Como sua marca pretende se estabelecer no mercado? O que as pessoas associam à sua marca/loja?
Isso implica em focar nos seus clientes, conhecer as personas do negócio e saber como atender suas demandas.
Para tanto, analisar o mercado para identificar o posicionamento que dará destaque ao seu negócio, em relação a concorrência é fator determinante.
Sabe aquela ideia de que quem quer vender pra todos, não vende pra ninguém? Ela é bem válida quando falamos sobre gerenciar uma loja.
Lembre-se sempre de que as características da loja devem ser claras para que você possa compreender as necessidades dos consumidores e como a sua loja poderá atender esses consumidores da melhor forma.
Dúvidas sobre como gerenciar uma loja de roupas femininas? Conte pra nós que iremos lhe ajudar!