Você já parou para pensar na importância de uma vitrine para o sucesso de uma loja de roupas femininas? Muito mais do que simplesmente expor os produtos e peças de sua loja, por exemplo, ao saber como montar uma vitrine de verão de forma assertiva, você tem a chance de impactar o público e atrair mais pessoas para entrar na loja.
Ou você pensava que a vitrine de uma loja é meramente uma espécie de “cartão de visita”?
Imagine só, sua cliente, atraída pelo aspecto estético e visual da vitrine, ao adentrar ao recinto, encontrar além do produto que chamou a atenção, muitas alternativas em peças para o verão?
Os benefícios de investir na melhor preparação de uma vitrine de verão são muitos: uma ótima divulgação e impressão da loja, mais vendas e consequentemente maiores lucros.
Acredite: uma vitrine bem trabalhada pode despertar ainda mais o desejo das pessoas. Por outro lado, se mal pensada, provavelmente terá o efeito reverso e nem mesmo cartazes e dizeres enormes de “promoção” poderão lhe ajudar.
Sendo assim, que tal então aproveitar a estação mais quente do ano e saber exatamente como montar uma vitrine de verão?
Como montar uma vitrine de verão: atente-se à posição da vitrine
Antes de falarmos sobre como montar uma vitrine de verão, é importante ter em mente qual o objetivo da vitrine em uma loja. Você sabe qual é?
Em linhas gerais, podemos afirmar que se trata, antes de mais nada, de uma forma de estabelecer um diálogo/contato com o público consumidor.
Por ser um recurso de comunicação, a vitrine pode ser considerada uma espécie de convite para que potenciais clientes entrem no estabelecimento.
Para que a vitrine de verão seja funcional e execute de fato seu papel em um comércio, ela deve seguir alguns aspectos fundamentais, dentre os quais, a posição dos produtos merece destaque.
Por exemplo, é extremamente importante que a lojista otimize ao máximo o espaço disponível, sem exagerar na quantidade de peças de roupas e acessórios, por exemplo.
É importante ter em mente que posicionar cada produto, de acordo com estilos e/ou categorias, ao invés de “jogar” tudo aquilo que se vende na loja, criará um aspecto visual mais harmônico e clean, facilitando o contato com o público.
O ideal é que a vitrine possa ser visualizada de forma fácil, com as peças organizadas em grupos quando forem pequenas.
Os cuidados com a montagem da vitrine ultrapassam a necessidade da correta disposição dos elementos. Lembre-se que é preciso ainda escolher minuciosamente todos os itens que serão expostos, sempre alinhando-os à identidade visual da marca.
Monte a vitrine com as peças da estação
Uma dica básica para que uma vitrine seja bem-sucedida em uma loja é seguir um calendário de datas comemorativas e de estações.
Isso ajudará você a criar sempre uma vitrine temática atualizada e que vá ao encontro daquilo o que as pessoas procuram no momento.
No verão, por exemplo, estamos em um período relacionado a férias, viagem, praia, descanso, lazer.
Sendo assim, liste as peças que são tendências da estação, os itens mais procurados, produtos relacionados à moda praia, etc.
Especialmente para quem atua com revenda de roupas femininas, estabelecer um calendário temática mês a mês é imprescindível.
Uma sugestão que você poderá adaptar de acordo com suas necessidades é o calendário a seguir:
- Janeiro: verão, férias;
- Fevereiro: carnaval;
- Março: retorno às aulas;
- Abril: outono;
- Maio: mês das mães;
- Junho: festas juninas, inverno;
- Julho: férias escolares;
- Agosto: mês dos pais;
- Setembro: primavera;
- Outubro: dia das crianças;
- Novembro: liquidação, Black Friday;
- Dezembro: natal, ano novo.
Elementos para enfeitar a vitrine de verão
Um dica importante é lançar mão de itens decorativos para deixar a vitrine organizada, de acordo com a estação e/ou ocasião especial.
Isso costuma ser um importante chamariz para atrair a atenção da cliente, e claro, inovar no aspecto visual e estético.
Não custa reforçar que a decoração da vitrine contribui efetivamente como um elemento capaz de capturar a atenção do cliente.
É como se a consumidora, ao se deparar com a vitrine e sua respectiva decoração, “ouvisse”: “Ei, venha aqui dentro da loja e descubra quantas coisas incríveis estão aqui à sua espera”.
Isso fatalmente fará com que a pessoa entre na loja e ao menos conheça melhor o seu trabalho de revenda de roupas femininas.
Dentre as ferramentas de decoração capazes de tornar a sua vitrine mais chamativa, o uso de banners, adesivos, flores, balões, dentre outras possibilidades, devem ser analisados e claro, utilizadas.
Mas lembre-se: leve sempre como ponto de partida, a coerência dos elementos com a temática escolhida para a vitrine (no caso, temos como referência o verão), e antes de mais nada, alinhando os elementos com a identidade visual da sua marca / loja.
Venda somente aquilo que você tem em estoque
Sabe quando uma determinada peça de roupa feminina é o must have da estação? Aquele item mais procurado e que ganha destaque no look das mulheres mais antenadas com o segmento fashion?
Nem precisamos dizer que essa peça merece destaque na vitrine, né? Afinal, além de atrair os olhares femininos, será uma motivação ainda maior para que a cliente entre na loja e provavelmente encontre demais peças para compor um look incrível para o verão.
Agora, pense comigo: você vendeu todas as peças do estoque. Isso é ótimo por um lado, afinal, seu objetivo é vender todo o estoque e repor para vender mais.
No entanto, e quando você não pode contar com uma empresa fornecedora que supra sua demanda conforme o necessário?
O que você faz? Deixa o produto exposto, mesmo sabendo que irá frustrar sua cliente, ou retira da vitrine?
É comum que muitas revendedoras de roupas femininas mantenham o produto na vitrine. Porém, essa pode não ser a estratégia mais indicada.
Apesar da possibilidade da cliente entrar na loja, estimulada pela peça-chave da vitrine, e ao não a encontrar, adquirir outros produtos, há a grande chance da frustração ser maior.
Esses impactos negativos para a empresa, via de regra, promovem uma experiência de compra ruim para o cliente, que ficará infeliz e insatisfeito.
Para evitar situações assim, certifique-se de contar com fornecedores parceiros que colaborem com o seu crescimento, que tenham sempre novidades para oferecer e que atendam a sua demanda prontamente, com eficiência e agilidade.
Certamente isso otimizará a gestão de seu estoque e suas clientes terão a melhor experiência possível, encontrando exatamente aquilo que desejam.
Atualize a vitrine após a campanha
Ainda hoje, não é raro encontramos meses depois do fim do evento, uma decoração da vitrine datada. Por exemplo, já estamos em fevereiro, e a vitrine está com a temática de natal.
Isso quebra a credibilidade de sua loja, e dá a entender que está “parada no tempo”.
Siga o calendário de temas e atualize sempre que acabar determinado período. Isso mostrará às clientes que você está sempre alinhada com as tendências e novidades, o que é essencial no mundo da moda feminina.
Vitrine de verão: iluminação, luz, movimento
Mais um aspecto que merece destaque quando se fala sobre como montar uma vitrine de verão para a sua loja de roupas femininas, diz respeito a iluminação.
As pessoas precisam enxergar perfeitamente aquilo o que você vende, portanto, use iluminação forte. Especialmente quando se trata daqueles cantos da vitrine, que costumam ficar mais esquecidos, sabe?
Lembre-se que as lâmpadas de LED, além de mais econômicas tem maior capacidade de iluminação, portanto, conseguem destacar as cores e os tecidos, por exemplo.
Jamais descuide dos focos de luz naqueles itens que devem ter maior atenção da sua cliente.
Outro ponto importante relacionado a questão da iluminação: procure dar movimento à vitrine com o truque de movimento de luz.
Afinal, quando uma luz pisca, automaticamente ela atrai a atenção, não é mesmo?
Assim sendo, aposte em decorações na vitrine que incluam pisca-pisca, luzes giratórias e piscantes, etc.
Um recurso interessante é investir em vídeos que mostram determinado item, por exemplo.
Não deixe de fazer a manutenção da vitrine de verão
Além da limpeza da vitrine, verifique sempre os spots de luz e veja se a iluminação está ok.
Procure também sempre mudar um pequeno item da vitrine todos os dias. Lembre-se que sempre haverá alguém que passe diariamente em frente sua loja, e que poderá estar de olho. Ao notar pequenas alterações, este pedestre regular terá a ideia de que a loja está constantemente se renovando, o que é um ponto a favor do seu negócio.
Promoções da estação
Abasteça a vitrine com promoções da estação. Enfatize e destaque esses produtos, com foco de luz, letreiros modernos e preços visíveis.
Sempre harmonize o espaço da vitrine e as cores
Para dar uma sensação de movimento e ritmo, coloque as roupas em alturas diferenciadas.
Atente-se também a questão das cores. Tome cuidado para que elas não destoem e não criem um aspecto de poluição visual.
Tenha em mente sempre aquela máxima de que menos é mais, certo?
Está em dúvidas sobre como você pode otimizar a montagem de sua vitrine de verão? Gostaria de conhecer as novidades da estação para revender as melhores roupas femininas do mercado?
Entre em contato conosco, será um prazer!