Já parou para pensar no quanto organizar uma loja de roupas influência na decisão de compra das clientes?
Imagine se você fosse até uma loja de roupas femininas, e ao adentrar ao ambiente, mal conseguisse se locomover?
Por menor que seja o espaço, há forma de otimizá-lo, no entanto, sabemos que nem todas lojistas se atentam a essa necessidade. Com isso, perdem vendas e clientes, devido a desorganização.
Acredite: organizar uma loja de roupas em um espaço pequeno é possível, mais simples do que você possa imaginar e vai trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
Quer saber o que deve fazer para montar sua loja de roupas femininas da melhor forma possível?
Então continue a leitura deste artigo!
Otimize o espaço pequeno com o uso de espelhos
Um ambiente pequeno muitas vezes pode ser ampliado com o uso de tetos altos e janelas maiores. No entanto, não há melhor alternativa para ampliar um espaço pequeno do que um espelho bem posicionado.
Sendo assim, uma das opções para organizar sua loja e dar sensação de amplitude é apostar no uso de um espelho grande atrás de uma mobília.
No entanto, atente-se ao fato de que é preciso prender o espelho na parede com suportes, mesmo que você esteja apoiando o espelho no chão, por questões de segurança.
Outra ideia para sua loja é instalar um espelho atrás de uma fonte de luz. Pode ser atrás de uma luz pendente, por exemplo.
Fato é que o espelho ajudará a maximizar o alcance da luz, criando assim um efeito incrível de amplitude no espaço pequeno de sua loja.
Tenha em mente que um espelho voltado para uma parede em branco, por exemplo, não contribuirá na iluminação do espaço da loja. Além da fonte de luz, você pode colocar um espelho em frente a uma janela, usando assim a luz natural.
Lembre-se de que os espelhos têm uma propriedade especial de dispersão da luz, que pode ser usada com sua iluminação natural ou artificial para tornar a loja maior. Quanto mais luz focalizada for espalhada pelos espelhos, mais espaçoso será o seu ambiente.
Cores claras
É bem comum, ao observarmos determinadas lojas de roupas, encontrarmos um ambiente além de mal organizado, escuro, apertado e com cores destoando.
Isso gera uma espécie de poluição visual, acúmulo de informações, o que por sua vez, gera incômodo e desconforto, tanto para a cliente quanto para a lojista, não é mesmo?
Sendo assim, uma das dicas é antes de mais nada, otimizar o ambiente com o uso de cores voltadas a tons claros, neutros.
É claro que você poderá usar cores mais fortes. Mas sempre tenha bom senso. Ao usar uma cor mais forte ou até mesmo escura, procure aplicá-las nos detalhes, em algumas peças decorativas e móveis, por exemplo.
Para as paredes, o uso de cores claras contribui para ampliar o ambiente, além de favorecer a iluminação do local.
Com os contrastes de cores adequados e a combinação de projetos e soluções de iluminação é possível promover em sua loja, uma sensação de ambiente bem mobiliado e espaçoso.
Leve em conta que cada elemento da imagem da loja deve contribuir com o bem-estar das pessoas e assim, impulsionar as vendas.
Um ambiente bem organizado desperta nos clientes, sensação de satisfação, interesse e desejo de comprar.
Pense nisso e capriche na escolha das melhores cores, com os tons claros dominantes devido à restrição do espaço. Caso contrário, usando cores escuras a impressão que todos terão é de um ambiente obscuro, apertado, e nada aconchegante.
Dica extra: use fontes de luz com baixo consumo de energia, como LEDs e lâmpadas fluorescentes compactas. Dessa forma, você pode economizar eletricidade enquanto adquire toda a luz necessária.
Como organizar uma loja de roupas em um espaço pequeno: aposte na iluminação
Embora muitas empresas, e especialmente as pequenas lojas de roupa feminina, via de regra atuem mais durante o dia, não podemos ignorar a importância e necessidade de iluminação interna.
Especialmente quando se trata de um espaço pequeno que, mesmo que receba luz natural abundante, tem a necessidade de amplitude.
Além de ampliar o espaço, a iluminação ideal permite ainda incentivar suas clientes a consumirem os produtos da loja.
De acordo com o site “Shopfy”:
“Um estudo recente sugere que a iluminação na loja pode realmente ajudar a orientar os clientes a aumentar o gasto médio com compras. De acordo com a pesquisa da empresa alemã Zumtobel, um varejista de moda na Alemanha viu suas vendas subirem cerca de 12% em comparação com outra loja local , depois de instalar um novo esquema de iluminação especialmente projetado para atrair o perfil de seu público-alvo”.
Interessante, não é mesmo?
Sendo assim, confira algumas dicas para otimizar o espaço pequeno com o uso da iluminação:
Atente-se à posição das lâmpadas
A posição correta, capaz de iluminar objetos com o uso de lâmpadas tem um papel extremamente importante na estrutura da sua loja de roupas femininas em espaço pequeno.
Além de melhorar o espaço e otimizar os recursos de iluminação, a posição correta das lâmpadas torna mais visível o estilo e a decoração de sua loja.
Uma ideia de posição ideal é colocar luminárias de chão verticais ou pequenas luminárias de mesa nos cantos da loja. Dessa forma, temos um efeito de amplitude, melhorando o espaço disponível.
Você também pode usar várias fontes de luz em vez de uma fonte central, por exemplo. Com o uso de múltiplas fontes, é possível distribuir melhor a iluminação, de forma a iluminar todo o espaço, sem deixar cantos escuros.
Use ao máximo a luz natural
Quer ganhar espaço? Aposte na luz natural. Ela dará uma sensação de ambiente mais clean à sua loja, com um ambiente aberto e acolhedor, o que é ótimo para agradar suas clientes.
Ao investir na iluminação natural adequada você também reduzirá parte dos custos da iluminação artificial, por exemplo.
Invista no uso de luminárias de parede
Você sabia que a iluminação da parede reduz a necessidade de luminárias de chão?
Com isso, você aumenta a área disponível na sua loja. Além das lâmpadas de parede distribuírem mais luz, com o uso de luminárias de parede o design arquitetônico da loja também é otimizado.
Deixe o piso visível
Com projetos de iluminação natural e artificial é possível tornar o piso exposto da loja mais visível. Ele cria a impressão de que há mais piso no ambiente, o que consequentemente faz com que a loja pareça maior.
Opta pelo uso de um piso de cor clara na loja também contribui para a visibilidade do piso e amplitude.
Outro ponto importante no quesito iluminação se refere a escolha do tipo de lâmpadas. Muito se fala da lâmpada LED, no entanto, seria essa a melhor opção?
Na verdade, nem sempre, afinal, pode ser necessário experimentar diferentes tipos de luzes em sua loja para ver o que melhor se adapta ao ambiente que você criou.
Uma dica é observas as lojas de roupas femininas de suas concorrentes e perceber como eles estão iluminando seus ambientes e produtos.
Experimente diferentes estratégias de iluminação, faça combinações diferentes e escolha aquela que otimizar melhor o seu espaço.
Mantenha a organização do espaço
Em um ambiente mais restrito, para manter o espaço organizado é interessante apostar em mobiliário planejado, sob medida e embutido. Dessa maneira, o espaço é ocupado de forma inteligente.
Móveis com portas de correr, por exemplo, são ótimas soluções. Sobretudo no que se refere aos armários e prateleiras da loja.
O grande benefício é que tais portas não interferem no movimento interno da sua loja de roupas femininas, além é claro de manter o local mais organizado.
Fique sempre atenta à distribuição das peças de roupas. Quando o ambiente deixa muitas coisas visíveis, de muitas cores e tamanhos diversos, há a nítida sensação de aglomeração e poluição visual. Com certeza, isso atrapalha a manter o ambiente organizado.
O que fazer para evitar esse problema? Uma dica é definir setores na loja, por menor que seja o espaço.
Deixe expostas as peças que são mais atrativas, e cada item em seu respectivo setor ( calças, saias, shorts, etc.).
Mantenha também o seu estoque sempre organizado, isso vai poupar muito do seu tempo e evitará que o ambiente fique bagunçado e confuso.
Dar uma atenção especial para a vitrine também é essencial. Em sua loja pequena, em relação à vitrine, considere aspectos como:
- Posição dos produtos;
- Iluminação;
- Cores;
- Troca dos produtos.
Lembre-se sempre de que especialmente no mundo dos negócios, a primeira impressão é a que fica.
Portanto, tenha o foco em agradar antes de tudo, a sua cliente, promovendo a ela uma experiência de máxima satisfação ao entrar em sua loja.
Monte sua loja de roupas femininas de forma assertiva, otimizando ao máximo o espaço pequeno e cative seu público.
Dúvidas sobre como organizar o espaço de sua loja? Fale conosco que iremos te ajudar. Compartilhe este post em suas redes sociais e acompanhe as próximas postagens do nosso blog!