Você é uma lojista do segmento de moda feminina que está em busca de um bom retorno financeiro? Então, tenha certeza que saber como organizar uma loja de roupas irá te ajudar de forma efetiva nesta busca!
Partindo do princípio de que os mínimos detalhes têm o máximo poder de influenciar suas clientes, com a organização de sua loja em dia, seu público verá sua loja com os melhores olhares, tendo assim maior desejo de adquirir as roupas que você oferece.
Acredite: com a disputa acirrada do mercado, sai sempre na frente quem se atém aos detalhes, portanto, você obrigatoriamente deve entender de que maneira deve organizar sua loja, sempre da melhor forma.
Pensando nisso, mais uma vez recrutamos as especialistas de Skenn para trazer as melhores orientações para você, revendedora de roupas femininas. Confira a seguir, as melhores dicas sobre como você deve organizar sua loja e alavancar com isso, as vendas. Acompanhe!
Organização de uma loja de roupa é a base para ótimos negócios
Já parou para pensar no quanto a organização faz a diferença em estratégias bem-sucedidas?
Ao nos planejarmos e deixarmos tudo organizado, não importa em qual esfera da vida, as coisas simplesmente se tornam assertivas e funcionam.
Imagine você que sua loja de roupas é toda desorganizada. Araras jogadas para todos os lados, peças de roupas misturadas, espaço apertado, entre outros aspectos que acabam gerando desconforto tanto para você quanto para suas clientes.
Você acha que conseguiria alavancar sua loja e seus negócios, tendo um ambiente completamente bagunçado? Sei que não e você também sabe!
Tenha certeza de uma coisa: você terá muito mais trabalho e dificuldades, se deixar o espaço de sua loja desorganizado, do que se você investir tempo, esforço e dedicação na organização da loja.
Vale dizer: sem saber como organizar a loja de roupas, é bem provável que o seu negócio de moda feminina não consiga ir muito além.
Como organizar loja de roupas femininas: a limpeza é uma das chaves para a organização
Ainda hoje, por mais incrível que isso possa parecer, não é raro encontramos por aí, lojas que pecam no fator limpeza.
Poeira, manchas, sujeira em geral, isso quando ainda não vemos aquelas populares “teias de aranha”, trazendo ao ambiente, um tipo de “decoração” que ao invés de agregar valor ao local, pode na verdade causar repulsa e espanto.
A limpeza é um fator básico, essencial, e como ainda vemos alguns exemplos negativos neste sentido, ela serve de pontapé inicial na organização de uma loja de roupas.
Antes de tudo, pense sempre nisso: no quanto a limpeza da loa é crucial para a organização, certo?
E já que falei sobre limpeza, anote uma dica extra: aromas para lojas! Uma loja limpinha e ainda por cima cheirosa é sucesso na certa.
Adequar o espaço para as clientes é sinal de boa organização
Um espaço aconchegante revela cuidados com a organização da loja de roupas femininas.
Sendo assim, procure deixar uma área livre para a circulação das clientes. Nada é tão incômodo do que ficar em um ambiente apertado, com um amontoado de coisas e sem espaço para manusear as peças de roupas, experimentá-las, etc.
Circular dentro da Loja é preciso, entupir o espaço de coisas, muitas vezes desnecessárias e de forma desorganizada, não.
Como organizar sua loja de roupas: a vitrine merece sua atenção
Organizar a loja implica não somente o espaço interior do estabelecimento, mas também o “cartão de visitas” da loja, que é a vitrine.
Pense na vitrine como o primeiro contato visual que o público terá com a sua loja. Ela tem que ser muito bem apresentável, atraente, para conquistar os olhares do público.
Para chamar a atenção e causar uma ótima impressão, a vitrine deve antes de mais nada:
- Ser bem organizada;
- Limpa;
- Bem arrumada;
- Disposta de maneira estratégica, com peças-chave da estação.
Uma das técnicas utilizadas na montagem de uma vitrine assertiva é a adoção do visual merchandising.
Se trata de uma espécie de ferramenta que alinha técnicas de arquitetura, marketing e design, tendo como objetivo aumentar as vendas e valorizar o que há de melhor em uma loja/serviço.
Para colocar em prática, algumas dicas são:
- Invista na iluminação, use refletores e jogos de luzes, se necessário;
- Substitua a disposição das peças e do cenário da vitrine, com a frequência ideal. Não mude apenas as peças de roupas femininas, mas também, a decoração do espaço;
- Fique sempre ligada em datas comemorativas e tendências, dessa forma você pode se inspirar e montar a vitrine e decoração de maneira mais alinhada;
- Ao expor as peças na vitrine, certifique-se de que há disponibilidade no estoque;
- Tenha suas clientes como o foco principal das ações do seu negócio, saiba as preferências do seu público.
Organizando as araras
No interior da loja, é comum que muitas lojistas separem seus produtos por categorias. Errado não tá, mas, você precisa saber de uma coisa que pode mudar sua visão de organização.
Uma loja de roupas, para ser bem organizada, implica em alguns detalhes. Afinal, é diferente de uma livraria onde todos os livros de determinado ator ficam na mesma prateleira.
Quando você deixa tudo dividido por categorias, blusa com blusa, short com short, e assim sucessivamente, mesmo que fique organizada, a loja fica menos atraente para a cliente.
Isso pelo fato de que não fica visível para a cliente, as combinações entre as peças. Assim sendo, ela pode de repente, comprar menos.
O ideal é montar as araras usando outra técnica que ajuda nas vendas e também na organização.
Me refiro ao Cross Merchandising.
O objetivo é simples: promover peças que se complementam, ou seja, que combinam. Dessa forma, consequentemente você estimula a venda de mais de um produto.
A blusinha no manequim com um short, a calça jeans com uma camiseta e jaqueta, etc.
Você deve se perguntar: “Mas, como eu faço pra organizar tudo isso? Precisarei de muitos manequins?”.
Na verdade, é mais fácil do que você imagina, e não, você sequer vai precisar de uma infinidade de manequins.
Para tanto, aposte nas seguintes técnicas para organizar uma loja de roupas que estimule nas clientes o desejo de comprar mais de uma peça:
Faça a separação por cores
O primeiro passo é fazer a divisão dos produtos, não por categorias, mas por cores nas araras.
Invista na divisão entre tons neutros, dos tons quentes e frios. Dessa forma, a orientação visual das clientes é otimizada, e sua loja fica bem organizada, com harmonia e impacto visual.
Fique atenta, porém, se a organização das peças promove um mix de roupas femininas, onde a cliente possa visualizar e montar um look completo.
Crie um ritmo na disposição das peças
É importante também alternar entre looks frontais e laterais para estabelecer um tipo de padrão estratégico e movimento nas araras.
Para tanto, utilize acessórios como cabide de silhueta e prolongador de cabide.
Outra dica que valoriza muito os looks da loja e deixa tudo bem organizado, é investir em acessórios para enriquecer as produções.
Estilo é a palavra de ordem em uma loja de roupas femininas, portanto, aposte também em compor looks com o uso de acessórios como:
- Brincos;
- Pochetes
- Blusas amarradas;
- Cintos;
- Colares, etc.
Enriquecendo as peças, é comum impulsionar na cliente o desejo de compra. Com isso, além de uma loja bem montada e organizada, você pode ainda alavancar as vendas.
Como organizar a loja de roupas femininas: provador ok?
É importante ter ao menos um provador em sua loja. Além de ser um item imprescindível para as clientes, ele é um item que agrega valor à sua loja.
Nada de provador com porta que não fecha, apertado ao extremo ou todo bagunçado.
O provador tem que estar ok! Afinal, ele conta muito como fator relevante para a experiência da cliente dentro da loja.
Nada de roupa amassada das araras e manequins!
Roupa amarrotada, suja, com fiapos soltando e manchas. Esse é o maior pesadelo que uma cliente pode encontrar em uma loja.
Do que adiantaria todo o trabalho em organizar as roupas e a loja, se elas estão nessas condições?
Coloque as peças em ótimo estado, e bem passadas, isso é básico e é o mínimo que uma cliente espera.
Tome sempre esta precaução quando estiver montando a vitrine e organizando a loja, certo?
E então, já organizou sua loja de roupas? Qual foi a reação de suas clientes? Conte para nós!