Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram? Essa é uma pergunta recorrente quando se trata de moda feminina. Antes das respostas, porém, gostaria de te fazer mais duas perguntinhas:
Você é do tipo de revendedora que está sempre em busca de novidades semanais, de acordo com as tendências da moda? Adora tirar fotos dos looks e posta no Instagram?
Ou, de repente, você curte moda feminina, costuma dar dicas de moda e está considerando fortemente empreender no segmento, ainda mais pelo ótimo retorno que ele costuma proporcionar?
Independentemente da situação a qual você se identifique, é inegável que no contexto atual, o Instagram é uma ferramenta poderosa.
Seja para alavancar as vendas de seu e-commerce de roupas femininas, seja para começar sua presença digital do zero!
Tenha você ou não um perfil “bombando no Insta”, encontrar as melhores estratégias para divulgar os itens que você revende, conseguindo fazer boas fotos dos seus produtos, pode ser o grande diferencial que você precisa para consolidar sua marca e vender mais.
Foi pensando no seu sucesso que nós da Skenn preparamos o post de hoje. Confira e veja como vender pelo Instagram tirando aquela foto perfeita das roupas que sua cliente vai amar ter no closet e guarda-roupa!
Instagram: mais do que uma rede social, um sinônimo de vendas
Já parou para pensar em como uma, até então “simples” rede social, se tornou uma fonte de renda e de negócios para uma série de pessoas, dos mais variados nichos?
Sobretudo em relação ao segmento de moda feminina, o Instagram tem sido a bola da vez, sendo usado tanto para a captação de leads (possíveis clientes), quando para disseminar a cultura de uma marca e ajudar no fortalecimento da presença online.
Além disso, o Instagram atua como uma ótima ferramenta de relacionamento e interação com as clientes de lojas de roupas femininas.
Os dados e métricas desse poderoso veículo de mídia digital não nos deixa mentir.
Dados revelados pelo Sebrae, apontam o seguinte:
- Entre 2014 e junho de 2018, o Instagram triplicou a quantidade de perfis, ultrapassando 1 bilhão de usuários ativos ao longo do mês.;
- 70% das empresas existentes no mundo tem um perfil no Instagram, enquanto o Twitter é usado por 67,2% das empresas e o Linkedin por 57%;
- No que se refere a interação, cerca de 80% dos usuários interagem com pelo menos uma marca;
- Todos os dias, aproximadamente são apresentados novos produtos para pelo menos 60% dos usuários; Em média, 300 milhões de pessoas utilizam o Stories a cada dia;
- 70% das hashtags representam uma marca;
- Uma única hashtag é capaz de alavancar em 12,6% o engajamento com o público;
- Cerca de 1 milhão de pessoas visitam os sites fora da plataforma, por meio de links no Instagram, aumentando assim o tráfego dos sites;
- Perfis empresariais somaram o investimento de 6,84 bilhões de dólares no ano de 2018.
Fonte: LINK
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, “21% de todas as vendas feitas no comércio eletrônico tiveram participação direta das redes sociais, sendo que em 2018, somente o Instagram representou 59% dessas vendas.”
Não há dúvidas do quão poderosa é essa rede social de Mark Zuckerberg, né?
Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram: preciso ser uma fotógrafa profissional?
Algumas revendedoras acham que para tirar uma boa foto e expor os seus produtos na rede social mais aceita do momento, é preciso contratar uma fotógrafa profissional.
Será?
É claro que você tem essa opção, no entanto, você mesma pode fazer suas fotos com uma boa qualidade e assim, inspirar suas seguidoras com as melhores dicas de moda e de looks.
Como atrair a atenção das clientes e realizar boas imagens sem ser uma profissional da área? Seguindo algumas dicas que lhe daremos a seguir.
Lembre-se sempre: boas imagens geram mais do que cliques: podem se converter em vendas!
Fotos de roupas no Instagram: dicas práticas para você arrasar!
Se uma imagem vale mais que mil palavras, então que tal caprichar na produção e estimular suas clientes a ver mais detalhes dos posts, comprar online ou ir até sua loja física conferir de perto as peças “mara” que você tem pra vender?
Nossa equipe selecionou algumas dicas que certamente vão te ajudar a tirar fotos incríveis, acompanhe:
- Leve em conta quem é o seu público
Que tipo de looks suas clientes mais buscam? Qual a peça-chave da estação e que faz a cabeça das suas clientes? Qual faixa etária? Hábitos? Preferências? Padrão econômico?
Quais redes sociais e perfis no Instagram suas clientes seguem?
É importante ter essas informações e a partir disso, criar algumas personas para a sua loja de roupa feminina.
Acredite, isso irá ajudar você no momento de fotografar as peças e criar o material de divulgação do se negócio.
2. Crie o ambiente adequado que favoreça obter boas imagens
A nitidez dos detalhes de uma foto não deve ser revelada unicamente pelo flash. Aliás, se possível, até evite o uso dele.
O ideal é sempre priorizar a luz natural, portanto, procure um ambiente sempre iluminado na hora de tirar fotos para o Instagram de sua loja.
Fotografar na área externa é uma boa alternativa, ou ao menos perto de lugares onde há maior entrada de luz, como janelas, por exemplo.
Na impossibilidade de seguir essas indicações, vale a pena lançar mão de sua criatividade.
De lanterna de celular até uma luminária, vale a pena adaptar ao máximo o local para criar um ambiente iluminado.
Para melhorar ainda mais a iluminação, há um macete caseiro simples, barato e que dá resultado: pegar um pedaço de papelão ou similar, e encapar com papel alumínio para criar um refletor de luz artesanal. Fica a dica!
- Certifique-se de que a lente da câmera esteja limpa
Seja uma câmera profissional, seja do seu smartphone, é possível obter bons resultados. Para tanto, há um fator que muitas vezes passa desapercebido. Se trata da lente da câmera.
Em especial, sabemos que o celular está quase sempre em nossas mãos, bolsos, mochilas. Sendo assim, é natural que a lente fique com manchas de sujeira.
Sendo assim, procure passar uma flanelinha limpa ou um pano comum. Você verá que a imagem já terá uma melhora considerável.
- Teste pessoas reais e manequins
Quando você mesma posa como modelo para as fotos, vestindo as roupas que você revende, você humaniza a marca da loja.
No entanto, não há certo ou errado nesta fase, mas sim o que funciona ou não para o seu negócio.
Você pode usar modelos reais, amigas e clientes da loja. Você também pode usar manequins de loja. Enfim, o importante é sempre testar as várias opções até identificar quais ou qual dá maior retorno.
- Pense na roupa e na composição do cenário
Repare todos os detalhes da roupa, antes de fotografar e postar. Ela vestiu bem? Está combinando de forma harmonizada com o look e demais acessórios?
Está amassada ou com algum tipo de mancha? Atente-se aos detalhes para obter o registro perfeito.
Já vi um Instagram de moda feminina onde no fundo do cenário, dava pra ver um ferro de passar no canto do chão e roupa aparentemente suja jogada na cama. Aí não dá, né?
É importante para a identidade visual de sua loja, que você mantenha um padrão, sobretudo no material de divulgação dos produtos.
Ao postar, procure manter sempre o mesmo alinhamento. Mantenha um padrão elevado de fotos bem feitas, com boa iluminação, fundo e cenário.
- Aposte na variação de ângulos
Uma boa foto deve contar uma boa história, isso é fato. Para criar uma narrativa interessante, explore ao máximo a variação dos ângulos.
É comum que muitas revendedoras coloquem apenas as peças no chão (não que esteja errado, é mais uma alternativa), e tirem uma foto de cima, num único ângulo.
Se pensarmos que essa peça fosse uma camiseta, até vai. Mas, e quando o leque de opções envolve desde bodys, até vestidos, saias, calças jeans, etc.?
Sua cliente quer ver a peça de lado, de costas, de frente. Quer ver como fica no corpo, não é mesmo?
Então não tenha medo de ousar, experimentar. Fotografe de baixo pra cima, se ajoelhe, deite-se, dê um viés até mais descontraído para suas fotos.
Leve isso em conta quando for fotografar. Se coloque no lugar de sua cliente e tente pensar com a cabeça dela.
Ao invés de dar aquele popular e “mágico” zoom, se aproxime para realizar o registro.
O zoom faz com que a foto perca muito em qualidade, em resolução.
Você também não precisa ser uma especialista em edição de imagens para dar aquele trato final nas fotos.
Há inúmeros apps fáceis e muito intuitivos para você usar no próprio celular.
Até mesmo o Instagram possui alguns recursos que irão otimizar a foto e deixá- la mais atraente.
E então? Pronta para tirar as melhores fotos de roupas femininas para o Instagram?
Coloque nossas dicas em prática e nos conte o resultado!