Se há uma estratégia eficaz para alavancar a receita de quem atua na revenda de roupas femininas em uma loja, ela se chama promoção.
Afinal, é nítido o quanto toda consumidora ama uma promoção, graças aquela sensação de economizar.
A promoção atua como um tipo de “gatilho” de vendas, onde muitas vezes, mesmo aquela peça de roupa que a cliente nem procurava no momento, acaba sendo adquirida, graças as vantagens oferecidas pela promoção.
Por meio de uma promoção bem planejada, é possível que a revendedora de roupas femininas agregue ainda durante a experiência da cliente, um ótimo atendimento, produtos de qualidade e bons preços.
Com isso, as chances de fidelizar clientes cresce de forma considerável.
Saber como criar promoção para loja de roupas é um fator determinante tanto para aumentar as vendas quanto para trazer novos clientes e fidelizá-los.
Você já pensou em criar promoções e ações de vendas para loja de roupas, mas não sabe exatamente como proceder?
Gostaria de dicas neste sentido, entender quais tipos de promoções você pode fazer para ser bem-sucedida em seu negócio?
Então te convido a continuar aqui conosco e acompanhar a sequência desse post, que está recheado de ideias e dicas inovadoras para sua loja de roupas femininas “bombar”, acompanhe!
Promoção de vendas: uma poderosa ferramenta de marketing
Antes de falarmos sobre dicas de promoções, que tal deixarmos claro o conceito do termo?
Muitas pessoas, ao começarem a revender roupas femininas, costumam se perguntar: o que é promoção de vendas e para que serve?
De acordo com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas:
“Promoção de Vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado”.
Promoção e liquidação é a mesma coisa?
É fato que para muitas pessoas, promoção e liquidação são praticamente a mesma coisa. Contudo, apesar das similaridades, há diferenças entre os dois termos.
A liquidação, por exemplo, ocorre quando a loja tem um estoque acumulado, e a lojista de certa forma precisa “queimá-lo”, liberando espaço para uma nova coleção de roupas femininas.
O exemplo mais clássico de uma liquidação é quando chega a troca de estação em uma loja de roupas.
Por outro lado, quando falamos em promoção, nos referimos especificamente a um determinado produto ou ainda alguma ação de vendas em toda a loja, com o intuito de promover uma marca e/ou ampliar o volume de vendas, por exemplo.
Planejamento é essencial
É importante planejar a promoção, seja para prever mais oportunidades, seja para evitar contratempos.
Ao planejar a ação de vendas você só tem a ganhar, sobretudo em credibilidade.
Analise as datas comemorativas, se for preciso queimar o estoque, identifique qual a melhor data e organize a sua ação.
Responder algumas perguntinhas vão direcionar melhor seu planejamento, como por exemplo:
- Quais serão as peças de roupas femininas que farão parte da promoção?
- Como será a promoção de sua loja?
- Tempo de duração da ação?
- Como será realizada a divulgação?
Dicas de promoção para loja de roupas: foco nas datas comemorativas e estações
Outra dúvida recorrente em relação a promoção para loja de roupas femininas, diz respeito ao momento de se fazer a ação de vendas promocional.
Afinal, quando fazer?
Na verdade, o ideal é manter o foco nas estações do ano (primavera, verão, outono, inverno), e datas comemorativas (dia dos namorados, natal, dia das mães, etc.).
Ao planejar a ação de vendas, tenha em mente que a promoção deve acima de tudo, proporcionar ao consumidor um benefício concreto e pontual.
Em outras palavras, evite prolongar uma campanha promocional por um tempo elevado. Isso poderá reduzir o impacto.
A alma de uma promoção é exatamente a sensação de urgência que ela provoca na vida da sua cliente. Sendo assim, planeje a princípio, um calendário referente à promoção e foque na divulgação.
Aproveite e anote as datas que são conhecidas por movimentar o comércio em geral:
As datas comemorativas que mais movimentam o varejo são:
- Páscoa (entre março e abril);
- Dia das mães (segundo domingo de maio);
- Dia dos namorados (12 de junho);
- Dia dos pais (segundo domingo de agosto);
- Dia das crianças (12 de outubro);
- Black Friday (última sexta-feira de novembro);
- Natal (25 de dezembro).
Quem é seu público-alvo?
Já parou para pensar sobre quem são as pessoas que irão se interessar pelas suas promoções?
Identificar o público-alvo é essencial para gerar promoções assertivas. Afinal, sem saber para quem você irá direcionar uma campanha, você simplesmente dará “tiros no escuro”, não é mesmo?
Para tanto, tente encontrar respostas para perguntas como:
- Quem são as clientes?
- Quais seus hábitos de consumo?
- Quais redes sociais suas clientes estão?
- Como elas gostam de ser informadas sobre as promoções?
- Quais peças de roupas/ produtos estão buscando?
Isso irá ajudar muito na campanha promocional de sua loja e as chances de sua estratégia funcionar serão otimizadas.
Dicas de promoção para loja de roupas: divulgue da forma certa
Imagine só você, planejar uma ação promocional, definir os objetivos, ter a certeza de que a promoção trará ótimas vantagens e benefícios, tanto para você quanto para sua cliente, mas, ela simplesmente não atingir o seu público-alvo?
Isso acontece muito mais do que você possa supor, pelo fato de que em boa parte das vezes, a promoção não ser divulgada da forma certa.
Sendo assim, tenha em mente que investir em canais de divulgação é um fator determinante para uma promoção bem-sucedida.
Desde a divulgação de panfletos pelas ruas e bairros próximos à sua loja de roupas femininas, até o uso de estratégias digitais, com site, blog, redes sociais, Facebook, Instagram, tudo pode e deve ser usado em favor de sua promoção.
Dê uma atenção especial à vitrine de sua loja física, capriche no visual merchandising, divulgue ao máximo e procure investir em marketing de conteúdo e digital, para que a mensagem chegue a quem realmente importa: suas clientes, que estão em busca exatamente de promoções como a sua.
Ofereça descontos
Quer arrasar na promoção? Aposte nos famosos leve 2 pague 1 ou porcentagem de desconto por quantidade de peça.
Essa é uma ótima estratégia promocional para a revendedora de roupas femininas investir.
Diante desse contexto, o cupom de desconto é uma ferramenta imprescindível para otimizar as promoções de sua loja de roupas.
Com o cupom de desconto, é possível dar aquela aquecida nas suas vendas. Você pode aproveitar o gancho e enviar um e-mail marketing para clientes mais antigos que há algum tempo já não compram, e motivá-los a comprar na promoção, por exemplo.
Contate sempre clientes antigos da loja, especialmente na ocasião de uma promoção. É uma forma de manter o relacionamento e convidá-los a conhecer as novidades e oportunidades com desconto.
Faça uma oferta no Instagram
Acima falamos sobre redes sociais, e é impossível não destacarmos o Instagram, pelo fato de ser uma rede social que se dá muito bem com o segmento de moda feminina.
Os benefícios de fazer uma oferta neste canal são muitos, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca e o tamanho da sua comunidade.
Uma alternativa é quando você tem uma peça considerada “must-have” da estação, aquele item que todas mulheres buscam, sabe? Fique atenta a esta peça popular e faça uma oferta dela, exclusivamente no Instagram.
Uma das opções para criar esta oferta, é pedir as seguidoras do perfil da loja comentem porque desejam ganhar o item na foto. Peça que marquem cerca de três pessoas que também gostariam de ganhar o produto.
Você pode fazer isso a cada início de mês, mantendo a regularidade. Para uma melhor repercussão, analise se está usando as hashtags corretas, e não se esqueça de criar uma hashtag especial apenas para a promoção.
Dicas extras
Criou uma promoção e quer impactar seu público? Veja algumas estratégias qe você poderá adotar:
- Que tal organizar uma festa com desfile de moda? De fato, é uma forma de atrair clientes. Estabeleça uma agenda, planeje com antecedência. Leve em conta as temporadas (primavera, verão, outono, inverno) e aposte em um verdadeiro showroom com desfile de moda, onde algumas das peças da loja serão exibidas ao seu público.
- Comemore aniversários da loja. Utilize tais ocasiões para convidar as clientes e seguidoras do perfil da loja no Instagram;
- Liquide as peças da temporada passada, criando eventos em torno de peças específicas. Faça o “dia da calça jeans”, e ofereça descontos nessas peças, ou “fim de semana do shorts”, quando o inverno estiver chegando, etc.
- Coloque produtos mais “vendáveis” em promoção. Assim é possível facilitar a divulgação e atrair quem já acompanha a sua loja.
Para encerrar, outra dica relacionada às promoções é: garanta o estoque!
Verifique se sua loja tem a quantidade suficiente de produtos para atender a demanda prevista. Tenha ao seu lado, um fornecedor capaz de oferecer possíveis entregas urgentes nesse período. Na incerteza, deixe claro às suas clientes que o número de peças em promoção tem um número limitado de itens, certo?
A Skenn tem todo o suporte necessário para alavancar seu negócio de revenda em peças de roupas femininas. Quer saber mais? Entre agora em contato conosco! Até o próximo post!