Você costuma pensar sobre o que é possível fazer pra manter uma loja de roupas femininas produtiva, vendendo e em crescimento?
A princípio, a primeira ideia que nos surge quando atuamos como revendedora de roupas, é que antes de mais nada, é preciso ter clientes, não é mesmo?
Conquistando estas clientes, o passo seguinte é fidelizá-las, obtendo assim um público fiel e cativo.
No entanto, o que muitas vezes falta, sobretudo no início do empreendimento, é exatamente a conquista de clientes para a loja. É quando muitas varejistas perguntam: quais as melhores estratégias para atrair clientes para a loja de roupas femininas?
Quais ideias colocar em prática e de que maneira, tornar a loja atraente para o público, fazendo com que as clientes sempre voltem?
Se você aí do outro lado da telinha, está em busca destas respostas, então você está no lugar certo!
A equipe de especialistas da Skenn, com o intuito de facilitar a vida de nossas clientes, selecionou dicas incríveis para que a sua loja de roupas femininas possa bombar de tantas clientes! Acompanhe a seguir!
Como atrair clientes para loja de roupas femininas?
Você sabia que o Brasil conta com uma das maiores redes varejistas de roupas e acessórios do mundo?
Este mercado representa 5,53% de todas as empresas ativas do país. Um número extremamente relevante, não é mesmo?
Dados de abril de 2019, por exemplo, revelam que foram vendidos no varejo, cerca de 426,7 milhões de peças de vestuário naquele período.
(Fonte: LINK)
Diante desse cenário, é nítido o quanto há público para o setor de roupas, sobretudo de roupas femininas, não é mesmo?
No entanto, principalmente em momentos onde muito se fala em crise, atrair clientes para a loja pode ser algo bastante desafiador. E é exatamente por isso que você deve buscar estratégias que incentivem as pessoas a entrarem em sua loja, acessarem seu site e/ou loja virtual, e claro, a comprarem!
Afinal, não só as mulheres, como as pessoas em geral, têm a necessidade de manter um guarda-roupa moderno, estiloso, tanto devido às suas ocupações profissionais, quanto devido à vaidade, autoestima e amor próprio.
Sendo assim, para que suas vendas cresçam e sua loja esteja sempre cheia de clientes, siga nossas dicas que preparamos com o maior carinho!
Cuide do visual da loja para atrair clientes
Você é do tipo de pessoa que se preocupa com a estética de sua loja? Seja ela em um ponto físico, na rua ou no shopping, seja ela virtual, se você respondeu que não liga muito para a aparência, saiba que está cometendo um grave erro!
Desde a escolha das cores, decoração do ambiente, organização do espaço, até a fachada e montagem da vitrine, são muitos os fatores que impactam as ações das clientes.
Ao não ter esse cuidado, como as pessoas são muito levadas pelo aspecto visual, você certamente acaba afastando o público ao invés de atraí-lo.
Sendo assim, jamais deixe de investir em uma ótima apresentação de sua loja de roupas femininas.
Dê uma atenção especial à vitrine e clique no link abaixo, caso queira saber como montar uma vitrine de verão bem caprichada:
Como montar uma vitrine de verão
Outro ponto relevante, como falamos anteriormente, diz respeito a organizar bem o espaço, para que a loja seja confortável, fácil de transitar e aconchegante para as clientes.
Mesmo em um espaço restrito, isso é possível. No link abaixo, explicamos como, clica lá:
Como organizar uma loja de roupas em um espaço pequeno
Para atrair clientes para loja de roupas femininas, é preciso conhecer seu público
Outro fator determinante para conquistar a atenção das clientes, é conhecê-las. É importante não apenas traçar um perfil de sua clientela, mas de fato, obter o máximo possível de informações e detalhes a respeito do seu público-alvo.
As roupas de sua loja, por exemplo, são buscadas por qual estilo de mulher? O que essa mulher gosta de fazer? Em que região ela mora? Quais canais de comunicação ela usa? Qual área profissional ela atua? Faixa etária? Renda aproximada? Etc.
Traçado esse perfil, o poder aquisitivo, idade e tantas outras características de seu público, fica bem mais fácil atender a demanda dessas pessoas.
Você saberá exatamente quais tipos de peças de roupas femininas elas precisam, e oferecer as soluções ideias.
Se tiver dúvidas sobre quais peças você deve investir, que são bem aceitas pelos mais variados públicos, confira o link abaixo onde elencamos as principais:
Roupas para revender: 5 peças que não podem faltar na sua loja
Torne o clima de sua loja de roupas femininas sempre agradável
Uma trilha sonora de bom gosto e som ambiente, um espaço limpo, arejado. São estratégias importantes para que a cliente se sinta à vontade em sua loja física.
Além disso, se possível, forneça provadores com espelhos e até mesmo puffs e/ou poltronas. Sua cliente certamente vai gostar e as chances dela voltar vão se multiplicar.
O segredo nessa estratégia, é fazer que sua cliente goste tanto de entrar na sua loja, que ela não terá pressa de sair. Com isso, ela poderá se interessar por diversos outros itens e comprar ainda mais.
Mas é claro, isso também dependerá do atendimento praticado. Se houver mais vendedores, procure capacitá-los com treinamentos específicos, sempre focando na melhor experiência das clientes.
Aproveite e sempre oriente suas vendedoras a oferecer água e/ou café, e a convidar a se sentar enquanto espera. Gentileza é sempre bem-vinda e contagia.
Use o marketing de atração
Talvez você se pergunte: o que é marketing de atração? Uma das respostas é: para chamar mais clientes, ele pode ser considerado aquele seu best friend!
Mas, de uma forma mais técnica, é o mesmo que Inbound Marketing. Se trata de um método que visa atrair clientes que usa o meio digital para “fisgar” as clientes.
Para tanto, é trabalhado um planejamento de marketing digital, com o uso de conteúdos ricos, blogs, sites, e-books, redes sociais (Instagram, por exemplo), estabelecendo antes de mais nada, uma conexão com potenciais clientes.
Você não estará explicitamente vendendo, dizendo o quanto sua loja é incrível e suas roupas são legais. Na verdade, você criará um vínculo com suas potenciais clientes, com conteúdos que facilitem a vida delas, dicas, soluções, materiais grátis, etc.
Um exemplo básico: suponha que você tem um blog de sua loja e escreveu um post sobre “Como usar saia com meia”. Uma pessoa com essa dúvida, jogou essa pergunta no Google e adivinhe: chegou até o seu site. Gostou do conteúdo, pegou as dicas e assinou a newsletter para sempre que um conteúdo novo for publicado, ela ter acesso rápido.
Certamente que ao se deparar com seus produtos, ela estará inclinada a comprar de sua loja, ou ao menos considerar essa opção.
Uma dica para trabalhar o Inbound Marketing em sua loja e estabelecer sua presença digital é contratar uma empresa do segmento.
Você também pode (e deve) investir em uma ótima ferramenta digital para relacionamento e engajamento com clientes, que é o Instagram, postando boas fotos de seus produtos, falando sobre as peças novas que chegaram, as tendências da estação, etc.
Nas redes sociais de sua loja, procure ainda apostar em sorteios e promoções.
Estratégias para atrair clientes para loja de roupas femininas: faça promoções e liquidações
Pague duas peças, e leve três. Quem nunca se sentiu atraída por uma promoção assim?
Ou ainda, “compre a primeira peça e a segunda custa apenas R$1!”. Essas são algumas ideias de promoções que você pode realizar em sua loja. Contudo, estabeleça um tempo de duração para despertar o gatilho de urgência em suas clientes.
Se sobrou algo no estoque, aproveite e “queime” em uma liquidação. Faça banners, divulgue nas redes, site, etc.
Mas atenção: tome cuidado para não “poluir” a promoção e criar um “ruído” na comunicação.
Tenha o foco em uma ação específica. Crie kits com combos, por exemplo. Monte a vitrine sempre levando em conta, a mensagem central da ação promocional.
Faça eventos especiais de divulgação
Se você está para abrir sua loja, um evento de inauguração vai te ajudar a entrar com o pé direito. É fato: eventos sempre chamam atenção do público! Crie eventos no lançamento das coleções, bem como quando for alguma data comemorativa.
E olha que não precisa de muita coisa para realizar um evento bacana. Aposte em uma boa decoração e música, use cores, contrate algumas modelos para desfilar uma nova coleção que é sucesso.
Como vimos, há uma série de ações que a revendedora de roupas femininas pode executar para chamar a atenção do público e com isso, atrair mais clientes.
Além das dicas acima, tenha em mente que oferecer produtos de qualidade é fator determinante para o sucesso de sua loja.
Se você está em busca do que há de mais moderno e estiloso em roupas femininas para revenda, com ótimo gosto, qualidade superior, e melhor relação custo X benefício, não perca mais tempo.
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