Atrair novos clientes para seu negócio é essencial para o sucesso de sua empresa. No entanto, você já parou para pensar no quanto fidelizar estes clientes é primordial para que sua loja de roupas femininas seja bem-sucedida?
Há uma frase bem famosa no mundo dos negócios, que diz o seguinte:
“Conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais que manter um atual”.
Tal enunciado, de autoria de Philip Kotler, ilustra bem o quanto é rentável para uma empresa, não apenas prospectar novos consumidores e clientes, mas antes de mais nada, retê-los e conquistá-los.
Especialmente para empresárias que atuam no segmento de revenda de roupas, cativar e encantar suas clientes é a melhor forma de manter um fluxo de vendas recorrente, aumentar o faturamento do negócio e expandir a presença de sua marca, diminuindo assim os custos e gastos.
você sabia, por exemplo, que com apenas 5% de aumento na taxa de fidelização de clientes, é possível elevar o lucro médio por cliente de 25% a 100%?
Sendo assim, é preciso investir em ideias criativas para fidelizar clientes em Loja de Roupas e apostar em ações que, de fato, funcionam na prática.
Como tornar suas clientes, consumidoras fiéis? Fãs apaixonadas pela sua loja, e engajadas?
Selecionamos aqui, algumas ideias criativas para fidelizar clientes para que sua loja de roupas femininas acerte precisamente o coração das pessoas. Confira a seguir e boas vendas!
Promoções de aniversário
Há uma tática de fidelização de clientes que é tão básica e simples, que provavelmente por isso mesmo, muitas empreendedoras do ramo de moda feminina ainda deixar “passar”.
Se trata da clássica promoção de aniversário. Se pensarmos no quanto as pessoas buscam um atendimento de qualidade, sentindo-se especiais, veremos o quanto o simples fato de você “lembrar” a data de aniversário de sua cliente poderá fazer toda a diferença no processo de fidelização de clientes.
Desde um brinde na compra de determinada peça de roupa no mês de aniversário da cliente, até mesmo o envio de um cupom de desconto, ao notar que você se lembrou de uma data tão importante, a cliente certamente terá no mínimo, mais simpatia pela sua loja/marca de roupas.
Por isso, mantenha sempre o cadastro atualizado de suas clientes, e fique atenta para não deixar escapar essa oportunidade incrível de gerar maior proximidade e conexão com seu público-alvo e clientes.
Cupons de desconto
Agora, se há uma estratégia que, independentemente da data ou ocasião, é capaz de gerar ótimos frutos no sentido de fidelizar clientes, ela atende pelo nome de cupons de desconto.
Afinal, todo mundo gosta de sentir que está economizando, não é mesmo?
E antes que você pergunte “o que é mesmo um cupom de desconto”:
O termo cupom é encontrado no dicionário com o significado de cartão destacável que dá direito a brindes, participar de concursos, promoções, por exemplo.
No entanto, no contexto atual seu conceito é bem mais amplo, e claro, pode ser usado também no âmbito digital.
O melhor de tudo é que além de ajudar a fidelizar clientes, que terão a sensação de ganho e de vantagem ao adquirir suas peças de roupas femininas na sua loja, os cupons trazem outros benefícios ao seu negócio.
Por exemplo, por meio dos cupons de desconto, sua loja de revenda de roupas femininas pode:
- Aumentar as vendas, usando o gatilho mental do desconto e melhor preço;
- Melhorar a experiência de compra de seus clientes;
- Atrair novos clientes para sua loja;
- Movimentar o estoque da loja;
- Estimular a participação em programas de fidelidade, e assim, gerar a venda constante de produtos para os clientes, etc.
Uma dica importante em relação aos cupons é ficar atenta às datas comemorativas. Aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados, entre outras.
E-mail marketing
Pesquisas recentes apontam que a utilização do e-mail marketing é uma das maneiras mais efetivas para converter vendas, estimular o relacionamento com clientes a longo prazo e, claro, torná-los compradores fiéis.
80% das marcas apostam no e-mail marketing como estratégia de retenção de clientes. 56% das marcas acreditam que para alcançar os objetivos da fidelização, investir no e-mail marketing é a ação mais efetiva.
Fato é que esta ferramenta oferece uma série de vantagens para quem atua no segmento de moda feminina. Por exemplo:
- Ajudar na relação com as clientes no pós-venda, sendo um canal de comunicação mais pessoal e direto;
- Tem o potencial de construir confiança e trazer mais clara na relação entre marca e ciente;
- Informar as clientes sobre as últimas novidades do setor, trazendo conteúdos relevantes por exemplo, com dicas de looks de acordo com a estação e a chegada de novos produtos na loja;
- Estimular o vínculo com as clientes, através de uma abordagem altamente personalizada;
- Promover pesquisas sobre os produtos, serviços, atendimento, dentre outras informações importantes para o sucesso do seu negócio.
Contudo, ao definir que irá trabalhar o e-mail marketing em seu negócio de revenda de roupas femininas, leve em conta alguns cuidados essenciais para que o efeito não seja o reverso.
Por exemplo, nunca lote a caixa de entrada de sua cliente, enviando aleatoriamente uma série de e-mails.
Faça um calendário, um planejamento, aposte em campanhas sazonais e pense sempre com zelo e carinho, o conteúdo que será enviado.
Caso contrário, ao invés de ganhara simpatia das clientes, você poderá criar uma aversão. Jamais envie spam e procure personalizar ao máximo a sua comunicação via e-mail marketing.
Pós-venda e atendimento
No mundo dos negócios, há um dito popular que diz mais ou menos assim:
“Não existe melhor “vendedor” que um cliente satisfeito.”
Partindo deste princípio, podemos afirmar sem a menor sombra de dúvidas que excelência no atendimento ao cliente é mais do que importante, é fator crucial e determinante para quem quer se consolidar no mercado.
Especialmente no que se refere ao segmento de moda feminina, entender as tendências, tirar dúvidas, sugerir looks, e trazer para a cliente, mais do que produtos, carinho e atenção, ajudam efetivamente a fidelizar a clientela.
Todo esse cuidado no atendimento deve ser estendido também ao pós-venda e em toda a relação com as clientes.
Não procure enxergar em suas clientes, apenas números. Leve em conta que ali há uma vida, com sonhos, desejos, dores e carências que precisam ser supridas.
Se uma cliente porventura adquirir uma peça que ela tenha se arrependido, procure prestar todo o suporte necessário, desburocratize o processo de trocas, por exemplo.
Caso ocorra algum problema, sempre foque na solução ágil.
Acredite: quanto mais fácil e leve for sua comunicação com a cliente, quanto mais acessível você for, maiores as probabilidades de fidelizar essa cliente. ao sentir-se satisfeita, essa cliente irá falar bem da sua loja a todas as pessoas de seu círculo de relacionamento.
Essa é uma prova social poderosa capaz de aumentar a credibilidade e alavancar a reputação do seu negócio.
Portanto, ao fechar uma venda, entenda que na verdade, você não “fechou” um negócio, mas abriu uma porta que com o passar do tempo, deverá sempre se manter aberta. A venda não se encerra no ato em si, ela deve ser trabalhada ao longo do tempo, como uma semente que em breve deve gerar novos frutos, ou seja, novas vendas.
Programas de fidelidade
Uma outra ideia para fidelizar clientes, mas não menos importante, é investir em programas de fidelidade. Afinal, sua cliente vai amar ser recompensada por estar sempre acompanhando sua loja, adquirindo produtos e fazendo parte do seu sucesso, não é mesmo?
Não há ser no mundo que não goste de um mimo, de um carinho. E no universo dos negócios isso não é diferente. Brindes, descontos e promoções surpresa, para recompensar aquela clientela fiel, são ótimas alternativas.
Crie um sistema de pontos, que quanto mais sua cliente compra, mais pontos e benefícios ela ganha.
Você perceberá que as vantagens para seu negócio de moda feminina serão muitos, como por exemplo:
- Manter seu público envolvido com sua loja;
- Maior engajamento (publicidade boca a boca);
- Ótimo custo X benefício;
- Aumento nas vendas;
- Relacionamento mais próximo com seu cliente;
- Motivar as clientes, uma vez que segundo pesquisa, “54% das pessoas dizem aumentar o consumo em determinado estabelecimento em função da recompensa oferecida por este tipo de programa.” (Fonte: fidelizii.com.br).
Percebeu o quanto é possível reter cada vez mais clientes, usando para isso, estratégias criativas e de fácil aplicação no dia a dia de sua marca?
Relembrando:
- Promoções de aniversário;
- Cupons de desconto;
- E-mail marketing
- Pós-venda e atendimento;
- Programas de fidelidade.
Além desses tópico, há várias outras possibilidades que você que revende roupa feminina pode adequar e utilizar em seu negócio. Inspire-se em nossas dicas e veja como sua carteira de clientes fiéis irá aumentar!
Dúvidas? Deixe seu comentário que esclarecemos! Acompanhe nossas próximas postagens com dicas incríveis para alavancar sua loja de roupas femininas!