Você é do tipo de revendedora que está sempre em busca de novas ideias para aumentar as vendas? Pretende alavancar os negócios e para tanto, não mede esforços tampouco criatividade para cativar seus clientes e trazer produtos atrativos para seu público?
Sabemos o quanto o segmento de moda feminina é acirrado e competitivo. Se você chegou até este artigo, é pelo fato de que você quer expandir sua loja e vender mais e com mais qualidade, certo?
Portanto, se prepare! Neste post, iremos trazer incríveis dicas para aumentar as vendas na loja de roupa feminina que você administra!
Confira tudo a seguir e boas vendas!
Aumentar as vendas: essencial para o seu negócio de revenda de roupas
É claro que investir em um bom ponto comercial, adquirir peças de roupas de altíssima qualidade e lançar mão de estratégias de marketing digital, Instagram e redes sociais, são fatores importantes para otimizar as vendas.
No entanto, não são as únicas possibilidades. Sendo o mercado da moda feminina, um dos mais atrativos e relevantes, em franca expansão, não podemos negar que ele também é um dos mais competitivos.
Sendo assim, é preciso antes de mais nada, se destacar da concorrência para se consolidar no segmento e atrair mais clientes, fidelizá-las e aumentar as vendas.
Algumas dicas de especialistas poderão te ajudar muito a aumentar as vendas de sua loja de roupas femininas, basta que você consiga adaptar à sua realidade, e claro, colocar em prática.
Veja algumas sugestões e ideias bem legais para você vender mais em sua loja de roupas femininas:
Tenha bem definido o posicionamento de sua marca
O que as pessoas pensam sobre sua loja ou associam à sua marca? Como você gostaria que sua loja fosse lembrada?
É importante que antes de mais nada, você tenha um planejamento bem definido em relação ao posicionamento de sua marca. Quais valores e propósitos? Quais são os pontos marcantes de sua loja para suas clientes? Pense nisso e posicione-se!
Por exemplo, procure encontrar respostas para as seguintes perguntas:
- Quem é seu público-alvo nos mínimos detalhes?
- Quais dores seu produto resolve e quais prazeres proporciona?
- Qual a proposta de valor e atributos da sua marca?
- Quais são seus diferenciais em relação à concorrência?
- Como você quer que sua marca seja reconhecida?
Fonte: Neil Patel – LINK.
Uma dica é seguir o exemplo de marcas famosas. A Coca-Cola, é uma das empresas precursoras ao se posicionar como uma experiência e não apenas em um produto o refrigerante). Afinal, ela se posiciona como algo prazeroso, pautado na simplicidade e em como isso nos traz bons sentimentos.
Assim como faz a Starbucks e tantas outras marcas! Portanto, inspire-se nestes exemplos e em tantos outros.
Sempre capriche na vitrine
Saindo de uma ideia mais subjetiva para algo mais visível, a vitrine da loja sempre pode render bons frutos, desde que utilizada de forma otimizada.
Defina um ponto de interesse na vitrine para chamar a atenção das pessoas ao visualizarem a loja. Se perceber que as vendas não alavancaram nos últimos tempos, lembre-se de trocar as peças de posição.
Destaque na vitrine o que você tem de melhor e mais atraente na loja.
Seja uma vendedora consultora e traga soluções às clientes
Por mais simples que pareça, ainda hoje é comum encontramos lojistas vendedoras que, ao invés de contribuírem com a melhor experiência da cliente na loja, simplesmente “ignoram”, e apenas “vendem” o produto.
Se você tem disponível um lançamento da estação, procure entender como aquela peça pode contribuir no look e no dia a dia da cliente. Leia e estude a respeito para ter soluções quando a cliente entrar na loja em busca de alguma peça de roupa.
Dessa forma, você além de ter mais artifícios e argumentos para se relacionar de forma mais próxima, poderá cativar a cliente com dicas de moda e de looks.
Sabe quando a gente entre em uma loja atrás de um shortinho, mas a vendedora é tão bacana e nos dá tantas opções com sugestões que acabamos levando também um body, uma calça jeans e um casaco?
Então, isso acontece pois ela não vende apenas roupas, mas pelo fato dela ser uma consultora de moda e ter em mãos soluções sob medida para cada cliente. Aproveite a oportunidade! Se tiver outras vendedoras em sua loja, invista no treinamento.
Identifique o seu público
Em qualquer faculdade, curso ou palestra que trate sobre vendas e marketing, um ponto relevante e muito comum que sempre é abordado: você precisa identificar seu público e conhecê-lo.
É um fator crucial, afinal, sabendo o que suas clientes procuram, quais suas dores e quais soluções você pode oferecer, é possível organizar suas estratégias de vendas e alavancar seu negócio.
Decoração, espaço, organização e limpeza da loja
Pode ser básico, mas não custa lembrarmos que tanto a decoração da loja de roupas, quanto o espaço, a organização das peças e claro, a limpeza da loja, contribuem muito com as vendas e com a experiência da cliente.
Quem nunca se encantou com um estabelecimento, seja uma loja de roupas, seja uma lanchonete, devido a decoração de bom gosto?
Aliás, lembra que no tópico acima falei sobre identificar o público? Então, conhecendo suas clientes você saberá se adotará uma decoração mais ousada, ou mais tradicional.
O uso correto das cores, é capaz de estimular sua cliente a comprar. Busque referências, crie um ambiente aconchegante e gostoso para recepcionar suas clientes e veja suas vendas aumentarem.
Distribua vales para compras
Cupons com valores de desconto para compras é uma ótima ideia para aumentar as vendas. Distribua estrategicamente e veja a mágica acontecer. Sua cliente provavelmente vai querer usar o vale e não o perder. E se você distribuir para pessoas que ainda não são clientes, a chance delas irem até a loja e comprarem algo também é elevada.
Portanto, sempre que possível aposte nesta incrível estratégia capaz de otimizar mais as vendas em sua loja de roupas femininas.
Faça combos/packs de roupas
Basta juntar peças de roupas que se completam, tipo “look do dia”, e vender por um preço pra lá de especial. Algo do tipo “Compre uma saia e leve junto um body”.
Estabeleça presença na internet
Você tem um perfil de sucesso no Instagram? Isso é ótimo! Aproveite seu poder de influenciadora digital e poste imagens e vídeos usando os looks que você revende.
Mas, lembre-se que presença online é um pouco além do seu perfil. Se possível, crie um site e um blog, faça campanhas, forneça conteúdos relevantes para suas clientes. Investir no marketing de conteúdo no contexto atual é uma das estratégias de melhor custo X benefício do mercado para estabelecer presença digital e aumentar as vendas.
Interagir com o público nas redes sociais, ter um site com domínio próprio e produzir conteúdos ricos com dicas em seu blog, vão te ajudar a se relacionar de forma cada vez mais próxima com o público, pense nisso.
Para isso, você pode contratar uma Agência de Marketing Digital ou fazer diversos cursos na Internet (Udemy por exemplo) ou ainda contratar uma equipe para sua loja.
Cuide da fachada e da iluminação de sua loja
Quantas vezes você que me lê aí do outro lado da telinha, não se sentiu encantada com a fachada de uma loja? Isso te fez entrar no local e se deslumbrar ainda mais com o ambiente, incrivelmente acolhedor e bem iluminado.
Tanto a fachada quanto a iluminação bem produzida contribuem com o aspecto visual da loja e certamente acarreta numa maior vontade de comprar.
Afinal, a cliente relaciona o bem-estar de estar em sua loja, com as peças, que se tornam ainda mais atrativas.
Tenha uma equipe bem treinada
Mesmo que você atue sozinha e não tenha uma equipe, a ideia é sempre se aperfeiçoar na arte do atendimento em vendas.
Algo básico e que muitos não se importam, é perguntar o nome da cliente. Saindo um pouco do nicho de roupa, mais uma vez o Starbucks nos serve de um ótimo exemplo de atendimento ao cliente e equipe bem treinada.
Afinal, eles escrevem o seu nome no copo, certo? O cliente sente-se importante com isso, e ao ver seu nome ali, ele percebe que não é só mais um, ou mais um número.
Como diz o Especialista em Gestão de Academias, Fabio Saba:
Uma academia (pode ser uma loja de roupas) que trata o cliente apenas como “mais um”, será apenas e tão somente, “mais uma” academia para ele.
O mesmo você precisa pensar para seu cliente, ele precisa se sentir único.
Percebe a diferença do atendimento?
Como vimos no decorrer do artigo, há muitas maneiras, ideias e estratégias que podemos colocar em prática para que seja possível vender mais roupas em sua loja.
Agora é colocar a mão na massa e implementar todas aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio. Leve em conta sempre a necessidade de fazer um bom planejamento. Com isso, as chances de você ser bem-sucedida aumentam consideravelmente.
Agora conte pra nós: quais ideias você utiliza em sua loja de roupas para vender mais?