Será que você dá a devida atenção para um dos pontos primordiais para quem empreende no segmento fashion? Especialmente quando falamos sobre o mercado da moda, investir no marketing para loja de roupas femininas é certamente um dos pilares do negócio.
Afinal, é preciso posicionar bem sua marca, criar uma identidade e fazer com que seu público se identifique com ela.
Mais do que uma estratégia capaz de divulgar seu negócio, o marketing para loja de roupas é um dos principais fatores para que sua marca seja promovida de forma correta.
Ao apostar em um planejamento de marketing, é possível fazer com que sua loja de roupas femininas agregue benefícios como:
- Estabelecer maior presença online;
- Receber o reconhecimento do público;
- Alavancar os negócios, com o aumento das vendas;
- Melhorar o direcionamento dos investimentos da sua empresa, entre outros aspectos relevantes.
Se você já começou seu negócio em moda feminina, adquirindo peças de roupas no atacado para vender no varejo, ou se você já tem sua loja, é importante ter em mente que o mercado da moda está sempre em constante crescimento.
Sobretudo quando se trata de moda feminina, as possibilidades de consolidar de vez seu negócio são ainda maiores, desde que você adote as estratégias certas e compreenda mesmo que de forma básico, o conceito de marketing.
Não sabe o que é possível fazer para investir no marketing para loja de roupas? Está em busca de dicas e ideias de ações nesse sentido? É claro que a Skenn não vai te deixar na mão!
Nossa equipe de especialistas criou este post especialmente para você que quer evoluir e crescer, expandindo seu negócio de revenda de roupas femininas.
Continue conosco e confira a seguir, tudo o que você precisa fazer para implementar um ótimo plano de marketing para sua loja. Acompanhe!
Afinal: o que é marketing para loja de roupas?
Antes de mais nada, é importante termos em mente claramente o conceito de marketing, não é mesmo?
Uma das definições de marketing mais aceitas no contexto atual é de um dos maiores entendedores do assunto em todo o mundo, Philip Kotler. Ele diz:
“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”
Em linhas gerais, muitas pessoas enxergam o marketing simplesmente como “vender”. O termo, originário da língua inglesa, aliás, vem de “Market”, ou seja, mercado.
Sendo assim, o ato de vender é apenas uma das facetas dessa ciência, como bem disse Kotler. O marketing envolve ainda outras questões, como por exemplo:
- Planejamento;
- Pesquisa;
- Posicionamento de mercado;
- Comunicação assertiva com o público;
- Objetivos da empresa alinhados com os desejos e necessidades do público-alvo, etc.
E o que pode ser considerado um bom marketing? Essa é uma pergunta muito recorrente quando se está iniciando um negócio. A resposta é mais simples do que você deve ter imaginado, cara leitora: um marketing de resultado, positivo, é aquele que tem a capacidade de gerar valor para tanto para a empresa quanto para o consumidor.
Ou seja, deve ser pautado em uma relação ganha-ganha. Ah, e antes de prosseguir, uma dica crucial para você levar durante toda sua vida de empreendedora:
Marketing deve ser visto como um meio, uma ferramenta que leva às vendas. Ele não é a venda em si. Beleza?
Marketing para loja de roupas: Jerome McCarthy e os 4 P’s
Muitas vezes atribuído ao já citado Kotler, os famosos 4 P’s do marketing são na verdade uma criação do professor Jerome McCarthy.
Estes 4 P’s resumem a base de qualquer estratégia de marketing. De forma bem básica e suscinta, são eles:
- Produto: envolve tudo o que a empresa oferece ao público, e não apenas o produto em si. Por exemplo, em uma loja de roupas, o produto é a peça de roupa, o design, a embalagem, qualidade, garantia, os serviços extras, etc.
Para Kotler: “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”. - Preço: a precificação do produto é também uma estratégia básica do marketing. Ela deve ser pensada para definir tanto o posicionamento quanto a proposta de valor ofertada pelo produto de sua loja;
- Praça: é o canal onde o cliente chega até você, como por exemplo, pontos de venda, canais de distribuição, sites etc.;
- Promoção: leva em conta a comunicação e linguagem que estejam alinhadas às personas/consumidores de sua loja.
Agora que já tivemos contato com os termos mais básicos, que tal conferirmos algumas estratégias e dicas de como sua loja de roupas femininas pode investir em marketing?
Marketing Digital para loja de roupas femininas
Um forte aliado para quem quer ganhar posicionamento, atrair público e de fato, ganhar presença no mercado, fortalecendo a marca da loja e aumentar as vendas, atende pelo nome de Marketing Digital.
Grosso modo, o Marketing Digital nada mais é do que uma série de ações executadas online pela empresa e/ou revendedora de roupas femininas (neste caso), que tem como principal intuito, tanto atrair novos negócios, quanto criar e estabelecer relacionamentos com o público.
Há uma série de estratégias que atuam neste sentido, incluindo por exemplo, o Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, SEO, etc.
Essas estratégias ajudam a desenvolver a identidade de sua loja de roupas femininas, ou seja, a desenvolver a sua marca.
Planejamento de um plano de Marketing Digital estratégico para sua loja
Hoje em dia, qualquer dúvida, serviço e/ou necessidade, são buscados antes de mais nada, no popular buscador Google. Suponha que uma mulher que está em busca de um look para determinada ocasião, digita no buscador “onde comprar saias estilosas no centro de São Paulo”.
Se sua loja não tem um site, tampouco um blog, não tem um perfil no Instagram e nem Facebook, não é preciso pensar muito para saber que obviamente sua loja não aparecerá nos resultados dessa busca, não é mesmo?
Percebe o quanto de oportunidades você deixa de aproveitar todos os dias, exatamente por não ter presença digital?
Exatamente por isso, investir em Marketing Digital de maneira estratégica para sua loja de roupas femininas é essencial.
Isso significa antes de mais nada, executar um bom planejamento, que deve levar em conta os seguintes fatores:
- Você precisa conhecer o seu público. Faça pesquisas para definir suas personas. Mas não confunda com público-alvo. As personas são bem mais específicas. Você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada em Marketing Digital para lhe ajudar nessa missão, caso tenha dificuldades.
Não pule esse passo. Afinal, suas ações de marketing deverão ter o foco exatamente nessa representação de cliente ideal. Somente assim as campanhas terão impacto no público e serão bem-sucedidas. - Defina o objetivo. Vender mais? Divulgar uma nova coleção? Mostrar às pessoas que sua loja está na ativa?
- Escolha em quais canais digitais suas ações serão veiculadas. Opções não faltam, como por exemplo, redes sociais (principalmente o Instagram), e-mail marketing, site e blog, etc.
- Adote a linguagem adequada. Você precisa “falar a língua de suas clientes”. Tanto o aspecto visual de sua loja (seja loja física quanto online, site e blog), quanto o discurso e filosofia, devem estar alinhados ao seu público, para gerar com ele a identificação.
Aproveite o Instagram e tire fotos com boa qualidade
Um canal extremamente receptivo para moda feminina e que você pode usar seu poder de influência no público é o Instagram. Chegaram as saias da nova coleção de verão? Que tal se produzir e realizar belos cliques para mostrar às suas seguidoras?
Falando nisso, clientes que comprar roupas em sua loja também podem te ajudar na divulgação. Peça a elas que marque a loja quando publicarem seus looks e reposte em sua rede social.
Invista em seu blog com conteúdo de alta qualidade com dicas de moda
Os blogs são essenciais no universo da moda e se você tem uma loja de roupas femininas, não pode deixar de investir nessa estratégia de Marketing de Conteúdo.
Monte looks do dia, de dicas de moda e tudo aquilo que reflita o estilo de vida de suas clientes.
Isso irá agregar ainda mais à sua marca e sai loja de roupas ganhará cada vez mais credibilidade e boa reputação. Afinal, você será vista como uma autoridade no assunto.
Não tem tempo para escrever? Contrate um (a) redator (a), se possível. Fica a dica!
Aposte no relacionamento com as clientes
Para fortalecer os laços com seu público, alimente o melhor relacionamento possível com suas clientes. Tenha sempre preparado um e-mail de aniversário, por exemplo.
Ofereça descontos especiais para as aniversariantes do mês, certo?
Crie promoções relâmpagos, e antes de mais nada, preste todo o suporte para suas clientes, antes, durante e especialmente após as vendas.
Nas redes sociais, sempre interaja com seu público e não deixe de responder as questões.
Antes de terminar, deixo aqui algumas ótimas dicas dadas pelo portal do Sebrae:
- Aposte em Vendas Consultivas: atue como uma consultora de moda, ao invés de querer “empurrar” peças, entenda a necessidade da cliente e sugira soluções;
- Planeje ações promocionais: siga um calendário com datas comemorativas e seja criativa em suas campanhas;
- Faça campanhas de fidelidade: é uma ótima forma de fidelizar suas clientes. Descontos progressivos para as próximas compras são atrativos que fazem a cliente voltar.
E você, já colocou algum ação de marketing em prática em sua loja de roupas femininas? Conte pra nós!