Já imaginou contar com um programa de fidelização de clientes para sua loja de roupas? Em um mercado onde o custo de aquisição de uma nova cliente pode custar até 10 vezes mais do que reter as atuais, fica fácil entender por qual motivo apostar na estruturação de um programa de fidelidade se torna tão atrativo.
Por ser mais econômico e rentável fazer com que as clientes retornem à sua loja e consumam novamente, acredito que você esteja se perguntando agora mesmo: como investir em um programa de fidelização de clientes?
A equipe da Skenn, sempre em busca de dar o suporte necessário para o seu negócio de revenda de roupas femininas, preparou o post de hoje exatamente para lhe ajudar nesta missão.
Sendo assim, iremos abordar neste artigo, tópicos importantes para que você tenha o programa de fidelidade como um poderoso aliado em seus negócios, como por exemplo:
- O que é um programa de fidelidade?
- Qual objetivo desse tipo de estratégia?
- Como é possível adotar essa estratégia em sua loja de roupas femininas?
Que tal então nos aprofundarmos no assunto e descobrimos as respostas para os tópicos acima? Continue a leitura e confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o tema!
O que é um programa de fidelidade?
Muito se fala por aí, mas o que são, de fato, os programas de fidelidade?
Na verdade, se trata de um conjunto estruturado de estratégias que buscam, antes de mais nada, estimular a compra de produtos e uso de serviços pelos clientes de uma empresa ou marca, com maior frequência.
Quem não se lembra daquela célebre frase do “saquinho de pão”, que dizia: “Servir bem para servir sempre? “ Pois bem, quando sua loja de roupas, por exemplo, tem um ótimo atendimento e um sistema de fidelidade implementado, capaz de oferecer uma experiência centrada na satisfação das clientes, as chances de fidelização são bem mais elevadas.
No que se refere ao programa de fidelidade em si, talvez a estratégia mais comum e conhecida por grande parte das pessoas, é o famoso programa de pontos.
É quando se atribui pontos para as clientes, de acordo com cada compra realizada. Com um determinado número de pontos acumulados, a cliente pode trocá-los por algum benefício oferecido pela loja/marca.
Programa de fidelidade: qual o objetivo desse tipo de estratégia?
Por mais que a resposta à pergunta acima seja óbvia, é importante sempre termos uma resposta clara na mente, em relação a qual o objetivo de se adotar estratégia.
Antes de tudo, leve em conta que ao reter sua cliente, estimulando-a a sempre comparecer em sua loja e/ou comprar novas peças de roupas com você, a sua loja terá além de melhorias diretas em relação às finanças e vendas, uma repercussão positiva do seu trabalho.
Podemos dizer que o objetivo de um programa de fidelidade, vai ainda além da fidelização de suas clientes. Se bem implementado, ela atuará como uma ótima estratégia de marketing, que vai fortalecer a sua marca e trazer benefícios diversos, tanto em relação à reputação do seu negócio quanto em lucros, divulgação, etc.
Benefícios do programa de fidelidade para a sua loja de roupas feminina
Os benefícios para a lojista que revende roupas femininas são muitos. Podemos destacar alguns, como por exemplo:
As clientes recomendarão a sua loja de roupas
Uma das melhores maneiras de reter clientes e aumentar a boa reputação de sua loja, é trazer para seu público, uma experiência agradável de atendimento, e claro, oferecer recompensas e produtos da mais alta qualidade. Dessa forma, sem dúvida, a cliente retornará e ainda recomendará sua loja.
Ao fazer um programa de fidelidade e implementá-lo assertivamente em sua loja, sua loja poderá ser alçada a um novo e mais elevado patamar.
Negócio em franca expansão
Um programa de fidelidade permite ainda alavancar as vendas e estimular o crescimento de sua loja.
Menor custo na aquisição de clientes
A matemática aqui é muito clara. Com um programa de fidelidade bem definido, você cativa suas clientes, mantendo-as fiéis. Isso irá custar muito menos do que adquirir uma nova cliente, por exemplo.
Implementando um programa de fidelização de clientes em sua loja de roupas femininas
Agora que você já se deu conta dos benefícios, da importância e dos principais motivos para lançar mão de um programa de fidelização de clientes em sua loja de roupas femininas, a pergunta é: como implementar?
Para ser bem sucedida em sua estratégia, confira a seguir algumas dicas preciosas de como você deve implementar um programa para fidelizar as clientes de sua loja:
Encontre seu principal objetivo
Qual seu intuito com o programa:
- Reter clientes?
- Alcançar novos?
- Otimizar o relacionamento com o público?
- Fortalecer a presença de sua marca?
- Se tornar uma autoridade no segmento?
Reconheça quem são seus clientes potenciais
Você precisa identificar qual seu público e persona para que a estratégia seja criada de forma assertiva.
Portanto, sempre vale a pena frisarmos sobre a importância essencial de conhecer o seu público. Somente assim você pode oferecer a eles as vantagens, benefícios, conteúdos e recompensas que eles desejam.
Como fazer isso? Crie formulários de pesquisa, colete o que for possível de informações, faça pesquisas, incentive com premiações as clientes que se dispuserem a preencher cadastros em sua loja.
Estabeleça um relacionamento
Ao ter uma lista de e-mail cadastrados, considere o envio de conteúdos relevantes. Seja com dicas de moda com as peças da nova estação, seja para avisar suas clientes sobre as peças que chegaram na loja, etc.
Se você tiver um perfil ativo no Instagram, vale a pena fazer posts especiais, e orientar suas clientes a marcarem sua loja ao tirarem fotos com os looks adquiridas nela.
Isso vai gerar maior engajamento e estreitar o relacionamento com seu público, gerando maior visibilidade à sua marca.
Faça o sistema de pontuação
O tão famoso sistema de pontuação é fator recorrente em qualquer sistema de fidelização que se preze.
Crie uma tabela de pontos, escolha como os pontos serão adquiridos e acumulados, e defina a forma como eles podem ser trocados.
A premiação pode ser o fator chave para que sua cliente queira ou não aderir ao programa, portanto, escolha com cuidado.
Prêmios do programa
É fundamental que você ofereça recompensas bem atrativas. Não meça esforços para superar as expectativas.
Procure alinhar as recompensas com o nível de comprometimento que cada cliente tem com a sua loja/negócio.
Deixe as regras simples, claras e objetivas para evitar ruídos na comunicação.
Divulgue
Agora, pense comigo: de que adianta criar um programa de fidelização incrível, se suas clientes nem sabe quem tem?
É importante divulgar e promover seu programa para que suas clientes e clientes em potencial tenham acesso às informações.
Vale desde a estratégia do e-mail marketing, conteúdo no blog, redes sociais, cartazes na loja, panfletos, etc.
Algumas dicas importantes na fidelização de clientes
De acordo com o empreendedor John Rampton, do site americano Entrepreneur.com :
“Melhorar a lealdade do cliente deve ser uma prioridade, ou os clientes que você trabalhou tanto para converter podem desaparecer”.
Ele elencou algumas dicas para evitar que se perca clientes, confira a seguir:
- Para construir um forte relacionamento com seus clientes, você precisa compartilhar seus valores;
- Você precisa fornecer um excelente serviço ao cliente;
- Seja transparente e procure sempre solucionar da melhor forma, qualquer tipo de problema que ocorra com sua cliente;
- Crie um senso de comunidade;
- Use a prova social, afinal, a influência positiva criada quando alguém descobre o que os outros estão fazendo algo é uma ótima maneira de atrair novos clientes. Exatamente por isso, a prova social é uma das melhores estratégias para reforçar a autoridade e a credibilidade da sua marca.
- Supere expectativas;
- Admita quando cometer um erro;
- Não negligencie os clientes existentes;
- Ofereça incentivos;
- Converse com suas clientes;
- Facilite a vida das clientes;
- Ofereça vantagens extras para seus clientes mais fiéis;
- Considere diferentes planos de pagamento;
- Solicite um feedback. Quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor poderá atendê-los. É por isso que é essencial perguntar a opinião das pessoas em relação ao serviço e/ou produto oferecido;
- Invista pesado no atendimento ao cliente. esta pode ser a chave para a satisfação do cliente.
Certamente, seguindo as dicas acima e criando um programa de fidelização de clientes, ótimas oportunidades em vendas irão surgir para alavancar sua loja. Ficou com alguma dúvida? Gostaria de fazer algum comentário? Então entre agora em contato conosco. Será um prazer te ajudar e trocar ideias sobre o tema.
Até a próxima!