Roupas para revender é um negócio altamente lucrativo. Só em 2018, o mercado da moda gerou o consumo de R$ 220,6 bilhões.
Com o empreendedorismo em alta, em especial o empreendedorismo feminino, as perspectivas para o segmento são ótimas, o que reflete na abertura de novas lojas de roupas femininas.
Há ainda profissionais revendedores, que atuam ou querem atuar, como consultoras de moda, levando o produto até a cliente ou cliente em potencial, não tendo exatamente uma loja física ou um e-commerce/site.
Contudo, seja a loja estabelecida em um ponto comercial, seja uma loja itinerante, a grande dúvida que as mulheres que iniciam no empreendedorismo neste segmento de roupa feminina é: como conseguir as primeiras clientes?
Afinal, são as clientes que irão manter seu negócio ativo e gerando retorno financeiro, não é mesmo?
Mas, engana-se quem acredita que essa seja a única importância das clientes para um negócio. Conquistar um público fiel e cativo é tão importante e essencial para sua revenda de roupas femininas, que é por meio das clientes e seus respectivos feedbacks, que você poderá :
- Aperfeiçoar seus serviços;
- Expandir seu negócio.
- Ganhar mais autoridade no segmento;
- Ter suas clientes como verdadeiras “embaixadoras” do seu negócio, falando sobre suas roupas e produtos e divulgando o seu trabalho, recomendando para outras pessoas, etc.
Para atrair e conquistar suas primeiras clientes, há algumas estratégias e técnicas simples e que trazem um ótimo retorno. Quer saber como conseguir clientes? Então continue a leitura do post de hoje que a equipe da Skenn preparou pensando especialmente em você, querida revendedora de roupas!
Como conseguir as primeiras clientes: invista na divulgação
A máxima “quem não é vista não é lembrada”, faz muito sentido quando você está em busca de suas primeiras clientes.
O primeiro passo para obter êxito nas vendas é de fato, a “propaganda”. Você precisa divulgar e fazer com que o “mundo” saiba que você tem uma infinidade de peças de roupas femininas super modernas, antenadas com a estação e que são tendências.
Mas, antes mesmo de divulgar seu negócio, você precisa ter definido algumas questões como:
- Ponto de venda: você venderá de sua própria casa? Montará uma loja de roupas femininas em um estabelecimento? Venderá pela internet com um e-commerce? Venderá de todas estas formas?
Supondo que você já encontrou a resposta para tais questões, partimos agora para o ponto crucial para suas primeiras vendas: a divulgação.
E ela pode ser feita de diversas formas, como por exemplo:
Usando as redes sociais
Você está com um belo estoque de roupas que acabou de pegar com a empresa fornecedora. Já parou para pensar que as redes sociais são ótimas para divulgar seus produtos?
Crie um perfil no Instagram e uma página no Facebook. Monte alguns looks, faça fotos e poste com conteúdos que despertem a atenção e o desejo de suas potenciais clientes.
Capriche na produção das imagens e na escrita, e divulgue até mesmo em sua página pessoal.
Outra possibilidade interessante é fazer vídeos, tanto para o Instagram quanto para o YouTube. Fale sobre os benefícios das roupas que você vende, aborde temas relacionados com a moda, sem vender de forma direta as peças de roupa. Crie conexão, antes de mais nada, estabeleça um vínculo e “aqueça” seu lead, antes de vender.
Parcerias é outra estratégia interessante. Que tal entrar em contato com aquela influenciadora digital? Muitas vezes, você disponibiliza algumas peças para a digital influencer, em troca dela falar sobre seus produtos no canal dela. Com isso, mais pessoas conhecer sua marca e poderão comprar de você.
Ainda em relação às redes, não deixe de investir no incrível potencial dos grupos do Instagram e Telegram. Sabe aquelas amigas mais chegadas que amam seus looks? Elas vão gostar de saber em primeira mão das novidades de sua loja. Que tal fazer um post no blog com a nova coleção e mandar para o grupo, antes de todo mundo?
Criando um site e/ou e-commerce
As redes sociais são aliadas fortíssimas para prospecção de clientes, no entanto, é um erro prender-se somente a elas. O ideal é usá-las como estratégia no âmbito digital, junto de uma loja virtual (no caso de você vender pelo correio também), e sobretudo de um site da sua marca, que tenha inserido uma guia de blog.
O site dará muito mais profissionalismo e credibilidade a seu negócio, obviamente. Além disso, ele será um canal de atendimento e relacionamento com suas clientes. Com um blog em seu site, além de posicionar sua loja/marca nos motores de busca, (Google, Bing, Yahoo, etc.), você ganhará mais acessos, terá presença online e provavelmente captará mais clientes.
Aproveite e procure ajuda para criar um planejamento de marketing digital. Com o marketing de conteúdo, por exemplo, não é você que irá atrás das clientes, mas elas que chegarão até você. Pense sobre isso!
Faça panfletos, cartão de visita, banners
Quando falamos em divulgação, ela deve ser considerada em todos os sentidos. Por mais que hoje o mundo seja digital, sabemos que o offline ainda tem muita força e deve sempre ser considerado junto com o digital.
Portanto, se você criou sua loja de roupas femininas, não deixe de imprimir cartões de visita e coloque-os em pontos estratégicos de seu bairro e cidade.
Na academia onde você malha, em comércios locais que permitem deixar cartões, dentre tantas outras possibilidades.
O mesmo vale para os folders de divulgação. Faça um banner de sua marca/loja, para quando for comparecer em algum stand de vendas em eventos corporativos e com foco em empreendedorismo, por exemplo.
Tudo isso cria a possibilidade de atrair clientes interessadas em seus produtos.
Dicas importantes para conseguir as primeiras clientes
Um famoso consultor de vendas americano, Jeff Foster, fez um artigo no portal da revista “Entrepreneur”, que se tornou uma espécie de “guia mundial” para quem está em busca dos primeiros clientes.
A equipe da Skenn analisou o conteúdo e retirou dele, alguns insights. Eles certamente contribuirão em sua missão de conquistar as primeiras clientes para sua loja de roupas femininas. Acompanhe as dicas:
Crie suspense, gere expectativa
Antes de colocar sua loja “pra jogo”, é sempre interessante gerar aquele “burburinho” e expectativa a respeito do projeto.
Que tal criar um site e colocar nele, uma contagem regressiva para a data de início da sua empresa?
Crie uma pré-venda, com preços especiais. Isso vai estimular o desejo de compra e você terá grandes chances de fechar a primeira venda.
Lembre-se: as pessoas amam ser as primeiras em algo.
Estabeleça contato com pessoas próximas
As pessoas do seu círculo de amizade e familiares devem não somente saber sobre seu negócio de revenda de roupas, como também podem/devem ser suas primeiras clientes.
Não tenha vergonha, tampouco fique tímida, dê o start e veja como ter as primeiras clientes pode ser bem mais fácil do que você imaginava.
Seja encontrada pelo Google
Lembra quando falamos sobre criar um blog, conteúdo, e ter presença digital? Quando alguém fizer uma busca por determinada palavra-chave relacionada aos produtos de sua loja, você poderá ser encontrada como uma das opções.
Logo, as chances de ter clientes aumentam.
Tenha contato pessoal com seus clientes
Receber cliques e ser encontrada na busca do Google é incrível, mas nada substitui o contato físico, ainda mais em um negócio que é tão presente na vida das pessoas, como as roupas e a moda em geral.
Sendo assim, vá em eventos do bairro onde suas potenciais clientes estarão, troque aquele cartão de visita, faça networking e parcerias, frequente os locais importantes para estreitar o relacionamento.
Esteja acessível nas redes sociais e internet
Uma possível cliente viu seu post no Instagram com um look estiloso e mandou mensagem perguntando o valor?
E você não viu?
Não cometa tal equívoco. Aproveite o interesse e, além de falar sobre valores, mostre outras opções em roupas femininas, fale sobre formas de pagamento, possibilidade de descontos, brindes, etc.
Procure gerenciar sua presença online e mostre-se acessível ao seu público.
Agora que falamos sobre as técnicas e dicas para ter as primeiras clientes, conte pra nós: você está preparada para o sucesso? Fala pra gente sobre suas primeiras vendas!